TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOTWARE GRATUITO

Trabalho Universitário: SOTWARE GRATUITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS CÂNDIDO RONDON

CURSO DE GESTÃO COMERCIAL

Ssof

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1 SOTWARE GRATUITO NA INTERNET 04

CONCLUSÃO 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

Para iniciarmos o tema, nada melhor do que apresentarmos uma das inúmeras definições sobre "Software", talvez a menos complicada, como sendo "um conjunto de instruções escritas em linguagem de programação, com objetivo de fazer com que equipamentos informatizados executem tarefas".

Alguns exemplos: Um Software de correio eletrônico permite que seu computador receba, armazene e envie mensagens eletrônicas, um Software de edição de texto permite escrever e guardar documentos em computador, um Software de Contabilidade processa lançamentos contábeis e emite balancetes, um Software de Sistema Operacional permite o funcionamento do computador.

Existem basicamente 4 tipos de Software: Sistemas Operacionais, Ferramentas de Desenvolvedor, Ferramentas de Usuário e Sistemas de Informação, todos aplicáveis a equipamentos de processamento, armazenamento e transmissão de dados e Informações.

Software Básico são os denominados "Sistemas Operacionais" ou conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do computadore, controle de seus componentes, incluindo utilitários (linguagens de programação, compiladores, gerenciadores de bancos de dados.

1. SOFTWARE GRATUITO NA INTERNET

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

• A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);

• A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

• A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);

• A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

A liberdade de executar o programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor.

A liberdade de redistribuir o programa compilado, isto é em formato binário, necessariamente inclui a obrigatoriedade de disponibilizar seus códigos-fonte. Caso o software venha a ser modificado e o autor da modificação queira distribuí-lo, gratuitamente ou não, será também obrigatória a distribuição do código fonte das modificações, desde que elas venham a integrar o programa. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre assim o permitem.

Para que seja possível estudar ou modificar o software (para uso particular ou para distribuir) é necessário ter acesso ao código-fonte. Por isso a disponibilidade desses arquivos é pré-requisito para a liberdade do software. Cada licença determina como será feito o fornecimento do código fonte para distribuições típicas, como é o caso de distribuições em mídia portátil somente com os códigos binários já finalizados (sem o fonte). No caso da licença GPL, a fonte deve ser disponibilizada em local de onde possa ser acessado, ou deve ser entregue ao usuário, se solicitado, sem custos adicionais (exceto transporte e mídia).

Para que essas liberdades sejam reais, elas devem ser irrevogáveis. Caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, o software não é livre.

A maioria dos softwares livres é licenciada através de uma licença de software livre, como a GNU GPL, a mais conhecida.

Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o "free" de "freeware" com o "free" de "free software", pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como "freeware" não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

Com relação à forma de aquisição de um Software, ocorrem por meio de licenças de uso de seu autor, ou fabricante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com