Saude E Segurança No Trabalho
Exames: Saude E Segurança No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronisepadua • 15/8/2013 • 1.647 Palavras (7 Páginas) • 319 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Saúde e Segurança no trabalho
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Prof. Luciano Tamion
Prof. Tutora: Sandra Ossada
Sertãozinho / SP
2013
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Trabalho complementar, apresentado na Disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho, como requisita a conclusão da disciplina da Faculdade Anhanguera.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
EM QUE CONSISTEM A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
RAZÃO DA IMPORTÂNCIA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
ORIGEM DA HISTÓRIA DA CIPA
ORIGEM E HISTÓRIA DA OHSAS 18001
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
TIPOS DE PROTEÇÕES
LAYOUT
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Na disciplina de Saúde e Segurança no Trabalho, Faculdade Anhanguera, foi solicitada uma pesquisa sobre Saúde e Segurança no Trabalho. Resolvemos escrever sobre a origem e a criação da CIPA, Que surgiu a partir de necessidade de crias algo para prevenir acidentes de trabalho. Devido a crescente preocupação das empresas em atingir e demonstrar um bom desempenho na segurança e saúde dos seus colaboradores surgiu então a partir daí a criação da OHSAS 18001.
E, esta preocupação das empresas deve estar atrelada ao objetivo de manter a integridade física, mental e social dos trabalhadores e para que isso ocorra e preciso da participação e da colaboração dos empregadores e como dos trabalhadores, procurando assim melhorar o relacionamento, tais como os fatores de riscos, equipamentos de segurança e proteção, diretos dos passivos e o layout da empresa.
DESENVOLVIMENTO
EM QUE CONSISTEM A SAÚDE E A SEGURANÇA NO TRABALHO
Quando abordamos o tema da saúde, abordamos igualmente o da segurança, pois um ambiente saudável é, por definição, também um local de trabalho.
Saúde e segurança no trabalho envolvem muitas áreas de especialização, e deverá ter os seguintes objetivos: preocupação com o bem físico mental e social de todos os trabalhadores de uma organização.
No programa de saúde e segurança bem sucedidos que envolvem os empregadores e os trabalhadores é preciso a colaboração de todos para que se atinjam os objetivos.
RAZÃO DA IMPORTÂNCIA DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Todos os dias trabalhadores de todo o mundo, estão expostos a múltiplos riscos para a saúde, como: gases, vibrações, poeiras, ruídos, temperaturas extremas. Considerando que a maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho, quer seja numa fabrica, numa plantação, num escritório, etc.
Devido ao tipo de local e atividade que os profissionais executam suas tarefas, em algumas empresas ou organizações essas situações são comuns e frequentes.
Tal fato exige que os empregadores assumam as responsabilidades relativas a proteção, saúde e segurança dos funcionários, para que se analise todos fatores que envolvam o bem estar social, físico e mental de seus colaboradores.
ORIGEM E HITÓRIA DA CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) completou 68 anos de criação e existência, no dia 10 de novembro de 2012. Originada durante o governo do presidente Getúlio Vargas em 1944.
Foi necessário o surgimento dela quando a sociedade e alguns empresários já tinham detectado a importância de se fazer algo para se prevenir os acidentes de trabalho no Brasil.
A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5),contida na portaria 3.214 de 08/06/1978 baixada pelo Ministério do Trabalho. Foi criada a partir de uma sugestão de trabalhadores de diversos países reunidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Recomendaram a criação dos Comitês de Seguridade para grupos de 20 trabalhadores.
Na OIT hoje existem diferentes orgãos mais com uma só função: Preservar a integridade do trabalhador. Hoje já existem mais de 150 países filiados à OIT.
Objetivos da CIPA:
É fazer com que na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho faz com que empregadores e empregados trabalhem juntos.
Principais requisitos e atribuições:
• Sugerir medidas de prevenção de acidentes, por iniciativa própria ou sugestões de outros empregados, e encaminha-las ao presidente e ao departamento de segurança da empresa;
• Discutir acidentes ocorridos;
• Promover a divulgação e zelar pelo cumprimento das normas de segurança, e também, o cumprimento de regulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador;
• Despertar o interesse dos empregados pela prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais;
Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT);
Preencher ficha de informações sobre situação da segurança na empresa e atividades da CIPA e enviar para o Ministério do Trabalho. Preencher ficha de análise de acidentes;
Registrar em livro próprio, as atas das reuniões da CIPA e enviar cópia ao departamento de segurança;
Convocar pessoas, no âmbito da Instituição, quando necessário, para tomada de informações, depoimentos e dados ilustrativos e/ou esclarecedores, por ocasião da investigação dos acidentes do trabalho.
O
...