Saúde E Segurança Do Trabalho
Trabalho Universitário: Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abreurose • 26/5/2014 • 6.978 Palavras (28 Páginas) • 238 Visualizações
RESUMO
O processo de agregar pessoas a organizações é fundamental para que possa servir a uma determinada necessidade que a empresa tenha no momento.
Sendo assim, o processo de recrutamento e seleção procura atrair e selecionar candidatos que possam acrescentar novos conhecimentos à empresa e capacidades que permitem atingir a missão e os objetivos da organização.
O estudo presente possui foco em recrutamento e seleção de propagandistas médicos em uma empresa farmacêutica, porém existem muitos estudos sobre recrutamento e seleção.
Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma empresa farmacêutica com o objetivo de identificar técnicas e critérios de recrutamento e seleção de propagandistas médicos na empresa farmacêutica estudada.
O referencial teórico buscou identificar o processo de recrutamento e seleção, como suas técnicas, formas e critérios de seleção.
Por meio de entrevistas semi-estruturadas, com os gestores da empresa, foi possível identificar as técnicas e critérios utilizados no Recrutamento e Seleção de propagandistas médicos.
A Análise de Conteúdo de Bardin possibilitou concluir que a empresa estudada utiliza como técnicas de recrutamento interno a intranet e anúncios na própria empresa e que no recrutamento externo são utilizados banco de dados interno, indicações e a contratação de consultoria especializada em recrutamento e seleção, além do uso de entrevista baseada no modelo de competências como técnica de seleção dos propagandistas médicos.
Palavras-chave: Recrutamento, seleção, organizações, indústria farmacêutica.
1. INTRODUÇÃO
Recrutar e selecionar profissionais de vendas vem impondo novos desafios às organizações.
As empresas farmacêuticas vêm procurando aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção, pois o mercado de trabalho vem sofrendo várias mudanças que influenciam o setor de recursos humanos das empresas com melhores práticas e políticas que visam buscar profissionais mais qualificados.
A economia brasileira passa por um momento de forte crescimento que, no entanto, não é acompanhado com a devida qualificação profissional.
A falta de profissionais qualificados afeta todos os setores da economia do país, incluindo as empresas farmacêuticas que, por sua vez, vêem a necessidade de atrair melhores profissionais para o seu quadro de funcionários.
Dentro de qualquer organização bem sucedida, o departamento de Recursos Humanos necessita recrutar e selecionar candidatos que agreguem valor à empresa, a fim de atingir os objetivos propostos.
A área de Recursos Humanos tem, então, importância fundamental durante todo esse processo.
Assim, as empresas devem montar estratégias de recrutamento e seleção de acordo com cada cargo proposto.
O aumento de novas empresas no mercado farmacêutico, o lançamento de novos medicamentos e novas tecnologias inseridas nas organizações fazem com que esse profissional de vendas deva planejar, executar, verificar e agir em mercados instáveis que busquem um crescimento de vendas rápido.
Para a indústria farmacêutica, a força de vendas é fundamental, pois a informação passada a seus clientes tem como objetivo gerar demanda, ou seja, prescrição médica.
O cargo de profissional de vendas na indústria farmacêutica é denominado de Propagandista Médico, sendo ele o profissional responsável pela divulgação dos medicamentos junto à classe médica. Com isso, a concorrência busca pelos melhores profissionais de vendas tornando os processos seletivos cada vez mais criteriosos e longos.
Montar e manter uma força de vendas preparada e motivada é uma tarefa difícil, que requer atenção contínua do gestor de vendas (CASTRO; NEVES, 2005). Por isso, as empresas devem recrutar e selecionar propagandistas médicos que gerem inovações no processo de vendas e que acarretem vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.
Assim, as empresas farmacêuticas acabam sendo muito mais exigentes quanto ao perfil dos profissionais de vendas, mudando a estratégia de 6 recrutamento e seleção de propagandistas médicos e focando no potencial desse profissional de agregar valor a sua missão e objetivos estabelecidos.
Um sistema de recrutamento bem-planejado e bem-operado é essencial para um programa de seleção de sucesso. A empresa deve identificar as fontes que têm probabilidade de fornecer bons candidatos (STANTON; SPIRO, 2000, p.123).
A partir desse cenário, com o intuito de analisar a realidade corporativa de recrutamento e seleção de propagandistas médicos dentro da empresa farmacêutica
estudada e a forma de avaliar seus candidatos, definiu-se o seguinte problema de pesquisa: quais são as técnicas e critérios utilizados pela empresa farmacêutica estudada para recrutar e selecionar propagandistas médicos?
Diante do problema evidenciado, este artigo tem como objetivo geral identificar as técnicas e critérios utilizados pela empresa farmacêutica para recrutar e selecionar propagandistas médicos.
Para isso, o objetivo geral é desdobrado em outros quatro objetivos específicos, que são: a) apresentar conceitos acadêmicos de recrutamento e seleção; b) descrever técnicas e critérios utilizados nas fontes de recrutamento na empresa estudada; c) descrever técnicas utilizadas no processo seletivo da empresa estudada; e d) avaliar a satisfação dos gestores com as técnicas utilizadas no processo seletivo.
A pesquisa fundamenta-se em três pilares: acadêmico, aplicado e social. O aspecto acadêmico contribui para o estudo de práticas de gestão de pessoas, gerando análises voltadas para novas estratégias de recrutamento e seleção para a administração de recursos humanos.
O aspecto aplicado auxilia os gestores a verificar novas técnicas e critérios de recrutamento e seleção utilizados pela indústria farmacêutica, de forma a aperfeiçoar a tomada de decisão.
O aspecto social levanta reflexões para profissionais no mercado de trabalho, quanto à qualidade dos processos seletivos aplicados atualmente nas empresas farmacêuticas.
O método de pesquisa utilizado se caracteriza como estudo de caso em uma organização multinacional farmacêutica.
O trabalho tem caráter descritivo e abordagem qualitativa e fundamenta-se em pesquisa bibliográfica sobre as teorias
...