Segurança e auditoria em sistemas de informação
Seminário: Segurança e auditoria em sistemas de informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitoraquino • 26/5/2014 • Seminário • 2.051 Palavras (9 Páginas) • 435 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Sistemas de Informação
8ª Série
Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Renato Cividini Matthiesen
Faculdade Anhanguera de Limeira
Sistemas de Informação – 8ª Série – Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação
Renato Cividini Matthiesen
Pág. 2 de 7
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Capacidade para levantar dados e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação.
Capacidade de abstração, representação, organização e viabilização de soluções de software para diferentes domínios de aplicação.
Habilidade em tomar decisões e saber implementá-las.
Produção Acadêmica
Nesta atividade será produzido:
Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas etapas.
Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de participantes (conforme orientação do professor) e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
Padronização
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:
em papel branco, formato A4;
com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;
espaçamento duplo entre linhas;
se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
com capa, contendo:
nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;
nome e RA de cada participante;
título da atividade;
nome do professor da disciplina;
cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
DESAFIO
A necessidade de segurança em tecnologia e sistemas de informação vem crescendo na mesma velocidade em que as novas tecnologias e os novos sistemas são implantados nas empresas. Sempre uma nova técnica de segurança é desenvolvida, outras técnicas também são criadas para invadir estes sistemas. Esta dinâmica no desenvolvimento de soluções de segurança obriga as empresas a necessitarem de cuidados especiais para garantir a segurança de seus sistemas de informação. O correto treinamento de colaboradores para que eles trabalhem conscientes sobre os tipos de ameaças e mecanismos de proteção e a aplicação de
1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Sistemas de Informação – 8ª Série – Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação
Renato Cividini Matthiesen
Pág. 3 de 7
um programa de auditoria sobre os sistemas informatizados são fundamentais para garantir a segurança dos sistemas de informação, que armazenam e transportam um dos ativos mais importantes da empresa: a própria informação.
Este desafio propõe que a equipe de tecnologia da informação (representada por um grupo de até quatro alunos) de uma empresa que realiza venda de livros e DVDs (Digital Video Disc) através de seu sistema de comércio eletrônico pela Internet elabore um Manual sobre Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação. A elaboração do manual tem como objetivo apresentar a todos os colaboradores da empresa conceitos básicos de segurança em tecnologia e sistemas de informação, informações sobre a política de segurança da empresa e metodologias adotadas para fazer auditorias em seus sistemas informatizados. O manual será dividido em quatro capítulos:
1. Segurança em Sistemas de Informação e em Redes de Computadores.
2. Controles e Política de Segurança.
3.
...