TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranças Em Redes

Trabalho Universitário: Seguranças Em Redes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 15

Segurança de redes é um assunto muito abrangente de se falar, o conceito de segurança da informação nos traz todos os possíveis meios que um sistema possa ter de prevenir contra ataques, os principais são confidencialidade, integridade e disponibilidade. Ataques são muito comuns, principalmente com estes avanços tecnológicos, de pessoas que passam o tempo tentando destruir e danificar sua máquina por diversão, dinheiro ou apenas por fama. Em um sistema possui várias vulnerabilidades em que essas pessoas maliciosas usam para atacar sua maquina e rede, por este e outros fatores deve-se ter sempre algo que proteja a sua rede como o firewall e os protocolos de segurança que são sistemas que controlam o tráfego e a movimentação da sua rede bloqueando a entrada de quaisquer dados e acessos que não seja autorizado pelo proprietário das informações. Mas mesmo prevenindo, fazendo com que sua rede seja a mais segura possível, sempre tem como burlar estas proteções e nossa rede ser atacada por alguém ou por algum sistema que venha a danificar o sistema.

Palavras-chave: Segurança. Sistema. Danificar.

1. INTRODUÇÃO

Desde o surgimento da rede se houve falar de ataques, de que se deve proteger sua rede e a suas máquinas contra esses possíveis ataques; ao longo do tempo que foi passando, os avanços tecnológicos aumentaram em um nível surpreendente e com isso os problemas e a dedicação em conseguir manter um sistema sem vulnerabilidades, o que ainda não é possível, por mais que procuramos meios de proteger nossa rede sempre há uma brechinha para que aquelas pessoas maliciosas acessem, e faça o que bem entenderem.

Atualmente se vê muito em jornais, revistas, televisão e internet casos de ataques por Hackers e Crackers, novos vírus criados para danificar os sistemas, novos roubos de bancos e informações sigilosas de países, novos meios criminais de acessar remotamente maquinas e paralisar o sistema de grandes servidores; e isso não fica só nisso, enquanto os meios de proteger os sistemas avançam; os meios de passar por essa segurança também.

Mesmo com todas essas ameaçam, deve-se proteger sua rede e suas informações, por isso existem os firewalls e os protocolos que previne e controla o tráfego de informações da rede e de sua máquina, protegendo que sua máquina seja acessada e informações sejam roubadas por alguém, ou algum sistema não autorizado seja executado na sua máquina danificando e destruindo dados, equipamentos e sistemas.

Mas o principal agravante por toda essa insegurança na rede são os usuários, que sempre procuram um jeito de liberar meios e entradas para que o inimigo entre sem esforço algum.

Os protocolos têm criptografia para evitar que sejam descobertas informações que são transportadas pela rede, e que não pode ser acessadas por qualquer pessoa.

Alguns protocolos são tão eficientes que quando um Hacker consegue desvendar uma chave e acessar por alguns segundos logo o protocolo coloca outra chave e para se ter acesso a rede só descodificando a chave.

Existem vários sistemas e meios de manter a rede protegida, de várias ameaças e perigos, alguns ainda não têm como evitar como os efeitos climáticos que danificam o Hardware, mas como a tecnologia anda avançando tão rapidamente em pouquíssimo tempo esses problemas podem ser resolvidos de alguma forma.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Informação são quaisquer dados e conteúdos que existem e que possa ser armazenados ou transferidos, tendo um propósito para uma pessoa ou empresa. Como esses propósitos, a cada dia que passa se torna mais importante do dia-a-dia de cada um, começaram a se preocupar com segurança, em manter livre estas informações de qualquer meio que as ameacem.

Contudo, segurança da informação está interligada com proteger dados e conteúdos, mantendo-os livres de quaisquer riscos eminentes e preservando o valor que cada informação representa para um individuo ou uma empresa.

A segurança da informação é um conjunto de medidas que assegura integridade, disponibilidade, confidencialidade, confiabilidade, autenticidade, auditoria e privacidade visando proteger e preservar as informações e os sistemas.

• Integridade: propriedade que assegura que a informação não seja alterada, nem modificada durante o processo de transporte, mantendo suas características originais, sendo que só o proprietário de tais informações possa modificá-las e excluí-las, tendo todo o direito de alterações. Durante o processo de transporte, assegura a proteção de modificações que não sejam autorizadas nas informações.

• Disponibilidade: garante que todas ou quaisquer informações autorizadas pelo proprietário da informação estejam disponíveis para serem utilizadas quando necessário.

• Confidencialidade: capacidade de limitar acessos a informações autorizadas pelo proprietário, mantendo o controle de visibilidade e condições as informações. Garante que as informações serão acessíveis apenas por pessoas autorizadas.

• Confiabilidade: habilidade de programas, sistemas e dados manter um controle de desempenho mantendo um nível de qualidade tolerante em condições especificadas.

• Autenticidade: controla a verificação das informações, realizando a identificação do usuário ou agente externo localizando as origens de tal informação.

• Auditoria: histórico de todas as informações apresentando todos os passos por onde a informação passou, mudanças submetidas, locais e horários podendo identificar se ocorreu e onde ocorreu qualquer violação de segurança.

• Privacidade: habilidade de controlar que um usuário não seja identificado ao realizar operações, quem observa as informações e sobre quais circunstâncias.

A preocupação com a segurança de informação é muito importante, pois ninguém gostaria que sua conta de acesso a rede fosse utilizada por terceiros, que senhas e números de cartões de crédito e conta fossem roubadas e utilizadas por alguém, que dados pessoais e de empresas fossem modificados e deletados, que seu sistema deixe de funcionar devido arquivos essenciais deletados, entre muitas outras situações que pessoas não autorizadas poderiam fazer. É por esses e vários outros motivos que manter a segurança de sua maquina e de sua rede é essencial para menores controversos no futuro.

Existem alguns mecanismos de segurança que previne o acesso a suas informações. Exemplo:

Mecanismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com