Seguro de acidente de trabalho dos empregados
Por: DieGo Frade • 30/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 300 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
PREVIDÊNCIA SOCIAL - Seguro de acidente de trabalho dos empregados
Seguro obrigatório de enfermidades
Seguro de invalidez e velhice
Trata-se de capítulo do caderno que retrata a evolução da seguridade social, e deste texto proponho a extrair a função social e econômica do engenheiro de segurança do trabalho, respondendo Pra que o Engenheiro de Segurança existe?
Após leitura do material proposto e respondendo à pergunta da tarefa, concluo que a função do engenheiro de segurança do trabalho está diretamente ligada à seguridade social ou, até mesmo, o engenheiro de segurança do trabalho só existe por causa da seguridade social.
Quando se trata de função social, é dever do Engenheiro de Segurança do trabalho zelar pela vida e saúde do trabalhador garantindo condições mínimas ou ideais para o desenvolvimento de suas atividades, como por exemplo, por meio da análise de ambientes de trabalho e redução ou eliminação dos seus respectivos riscos e evitando acidentes.
A prática da função social tem impacto na função econômica, pois quando praticada promove a permanência do indivíduo na realização das suas funções, afastando os acidentes de trabalhos, que quando existentes, afetam o ciclo familiar do acidentado em vários aspectos (entre eles o econômico) e gerando custos para o Estado (Previdência).
O comentário acima está mais direcionado para a questão do trabalhador, porém, vale ressaltar que o Engenheiro de Segurança do trabalho no exercício de sua função social é capaz de trazer benefícios para o empregador não só pelo cumprimento de Normas, mas, principalmente, evitando acidentes que também geram impactos econômicos significativos também na empresa.
...