Seminário sobre Arapongas
Por: pedroarruda133 • 22/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.607 Palavras (7 Páginas) • 276 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO HISTÓRICA....................................................................................03
2. LOCALIZAÇÃO.......................................................................................................04
3. CLIMA.....................................................................................................................05
4. HIDROGRAFIA.......................................................................................................06
6. BACIA DO PARANÁ...............................................................................................06
7. GEOLOGIA.............................................................................................................09
7.1 Grupo São Bento........................................................................................09
7.2 Grupo Bauru...............................................................................................09
8. HIDROGEOLOGIA.................................................................................................10
BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................xx
ANEXOS.....................................................................................................................xx
- INTRODUÇÃO HISTÓRICA
Segundo Ferreira (1954), o nome Arapongas é originado do Tupi ara (pássaro) e ponga (que soa) e faz menção a um pássaro conhecido vulgarmente hoje como ferreiro. O município surgiu a partir do projeto denominado Cidade de Arapongas, idealizado pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Portanto, seu crescimento ocorreu com planejamento previamente elaborado.
O idealizador e fundador da cidade de Arapongas foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que, na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de prefeito de Londrina.No ano de 1935, o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot compraram os primeiros lotes de terrenos destinados à construção urbana. Assim, em 1935, Renê Cellot e sua filha se estabeleceram com uma casa comercial no mesmo local onde ainda hoje se encontra o prédio do Banco Brasileiro de Descontos.
No mesmo ano foi aberto e vendido o primeiro lote agrícola Floriano Freire. Imediatamente, diversos outros lavradores, de diferentes nacionalidades, fixaram residência no lugar e se estabeleciam com casas de comércio. Nos anos seguintes foram povoadas as glebas destinadas às colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as já povoadas colônias Esperança e Orle, que contribuíram para o progresso e expansão do novo patrimônio.
Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o município de Rolândia, ao qual passou a pertencer como distrito. Devido à falta de transportes, o distrito crescia vagarosamente, o que se agravou ainda mais em decorrência das restrições motivadas pela segunda grande guerra. Nessas condições, até o ano de 1945, a sede distrital possuía aproximadamente 600 casas e era servida pela então Estrada de Ferro São Paulo-Paraná. Pela riqueza das terras, apropriadas para cultura do café, e pela facilidade para escoamento da produção, arapongas oferecia as condições necessárias para emancipação, que se verificou a 10 de outubro de 1947.
[pic 1]
INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, 1941.
- LOCALIZAÇÃO
O município de Arapongas Mapa 1 localiza-se na porção norte do território paranaense, a uma altitude média de 730 metros acima do nível do mar. Suas coordenadas geográficas são: Latitude 23º 25’ sul e Longitude 51º 26’ oeste de Greenwich. Faz limite com os municípios de Rolândia (norte), Sabáudia (noroeste), Apucarana (sul) e Londrina (leste).
[pic 2]
LOCALIZAÇÃO MUNICIPAL
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas, 2007
A extensão territorial municipal total é de aproximadamente 381 km² (IBGE), o que representa 0,19% do território paranaense, com origem a partir do desmembramento do município de Rolândia, em novembro de 1947.
[pic 3]
Mapa de Arapongas. Fonte: Google Maps
- CLIMA
As características climáticas apresentadas no território paranaense são influenciadas por diversos fatores naturais, tais como: relevo, cobertura vegetal, posição geográfica, altitude e outros.
O clima de Arapongas é subtropical úmido mesotérmico, em geral apresentando variações totais de temperatura entre 32ºC e 8ºC. O verão na cidade tem uma tendência a ser chuvoso e com temperaturas médias acima de 22ºC, já durante o inverno a temperatura está geralmente abaixo dos 18ºC e possui uma baixa ocorrência de geadas.
- HIDROGRAFIA
Neste item são apresentadas as bacias hidrográficas onde o município de Arapongas está inserido, quais sejam: a Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi e a Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó. Além disso, são descritos os principais recursos hídricos do município e a qualidade da água, segundo as estações de monitoramento mais próximas do município de Arapongas.
O município de Arapongas é integrante da Bacia Nacional do Paraná, com vazão específica de 12,5 l/s/km², área total aproximada de 880.000 km² e precipitação anual de 1.385 mm. Abriga 32% da população nacional e abrange 21% do estado do Paraná (ANA, 2009). No estado paranaense destacam-se duas grandes bacias hidrográficas, a do Rio Tibagi e do Rio Pirapó.
O município de Arapongas apresenta uma drenagem superficial bastante homogênea, isto é, a drenagem abrange praticamente todas as porções municipais. Na porção sudoeste do município há o rio mais importante, o rio Pirapó, cuja nascente está bastante próxima (no município de Apucarana) e seus afluentes: rio Caviúna, ribeirão Campinho e ribeirão Araruva. Na porção noroeste há o ribeirão do Lajeado e ribeirão das Ilhas, também afluentes do rio Pirapó. Ao sul tem-se o ribeirão Xaxin.
Na porção norte e leste há importantes nascentes, que se localizam na área urbana do município, tais como a nascente do rio Bandeirantes do Norte (afluente do rio Pirapó) e nascente do ribeirão dos Apertados (afluente do rio Tibagi). Ambos desembocam no rio Paranapanema. Há ainda na porção nordeste o Ribeirão Três Bocas. A Tabela 7, a seguir, detalha cada rio e nascente dos principais rios de Arapongas e bacias do Tibagi e Pirapó.
...