Sensor de Identificação e Monitoramento de Engrenagem
Por: TiagoWeber • 28/11/2019 • Monografia • 455 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Adriano Jesus de Lima 794698-8
Brener Roberto Tárrega Gonçalves
Edenilson José Morette
Guilherme VassolerNogarol RA: 802443-0
Maria Rafaela Rocha RA:771730-0
Tiago da Silva Reginaldo RA: 763755-1
Tiago Weber RA:669809-3
SIME
(Sensor de Identificação e Monitoramento de Engrenagem)
Trabalhode conclusão de curso para
obtenção do título de graduação em
Engenharia de Produção Mecânica
apresentado à Universidade
Paulista – UNIP.
ORIENTADOR: Profº
SÃO JOSE DO RIO PRETO
SUMÁRIO
1.
1. INTRODUÇÃO
As indústrias buscam cada vez mais a melhoria continua e eficiência, vários softwares de gestão e métodos de operações geram condições e indicativos para que possamos trabalhar na melhor relação custo beneficio possível, visando melhorar o sistema produtivo nacional reduzindo custos e melhorando os métodos preditivos.
1.1 Objetivo
O objetivo de desenvolver SIME (Sensor de Identificação e Monitoramento de Engrenagem), um sensor que identifica falhas e quebra em engrenagens de dentes retos é suprir as necessidades das empresas em estar trabalhando na melhor relação custo beneficio obtendo dados em tempo integral da operação das engrenagens
1.2 Justificativa
Apos analises de projetos possíveis de ser desenvolvido pelo grupo, optou-se por desenvolver SIME (Sensor de Identificação e Monitoramento de Engrenagens) pois é um desafio que alem de envolver matérias que compõem o curso é um produto que ajudara a manutenção preditiva a melhorar métodos de corretivos.
1.3 Projeto SIME
O projeto do produto SIME (Sensor de Identificação e Monitoramento de Engrenagens) é um projeto de autoria do grupo, pois não existe um produto com esse método de aplicação no mercado. O projeto utiliza sensor e placas de micro controladores já existentes, porem a união desses componentes ligada a uma logica e estrutura de ligação desenvolvida pelo grupo agrega a ele um valor maior.
O nome SIME adotado é a sigla de sua principal operação (Sensor de Identificação e Monitoramento de Engrenagem), o sensor é um sensor indutivo (sensor magnético) que é fixado de frente dos dentes da engrenagem e é ligado ao microcontrolador, e quando o dente que é aço passa na frente do sensor indutivo ele aciona mandando um sinal para o microcontrolador que recebe os dados e processa os mesmos dando operações programadas identificando assim se há algum dente quebrado.
O projeto esta totalmente direcionado para engrenagens de dentes retos, podendo ser implementado a qualquer par de engrenagens de qualquer aplicação.
1.4 Aplicação
A principal aplicação é para redutores pois se tem maior preocupações em saber a condição das engrenagens sem abrir o equipamento, com os novos métodos de manutenções que envolvem a hibernação de equipamentos a manutenção corretiva esta sendo pouca usada e a obtenção desses dados, das condições das engrenagens é de estrema importância para se poder aplicar os novos métodos de manutenção.
...