Servidores De Aplicação
Trabalho Escolar: Servidores De Aplicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: noellefaculdade • 25/3/2015 • 638 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Servidores de Aplicação
Um servidor de aplicação nada mais é que um servidor que disponibiliza um ambiente para instalação e execução de aplicações, os servidores são executados e acessados pelos clientes através de uma conexão de rede.
O servidor de aplicação tem como objetivo de disponibilizar uma plataforma que abstraia algumas complexidades de um sistema computacional através de seu desenvolvedor. E em um servidor é importante ressaltar alguns itens importantes como:
• Ambiente de aplicação: Um ambiente de servidor de aplicativos consiste em um ou mais servidores com Oracle (Java Enterprise Edition, JBOSS) ou Windows Server 2008 (.Net framework), configurados com a função Servidor de Aplicativos. Esses servidores executam as seguintes ações:
Conectar-se a uma intranet ou à internet;
Hospedar aplicativos que expõem páginas na web (Eclipse, Oracle NetBeans e Oracle JDeveloper);
Interoperam com outros sistemas remotos executados em diferentes plataformas e sistemas operacionais.
• Gerenciamento de Recursos: A grande vantagem de um servidor de aplicação é que podem se concentrar nas necessidades de negócio, tal como em gerenciar recursos. E uma das opções é a Virtualização de servidor, essa é a principal forma de aumentar a eficiência na alocação de recursos. Ambientes não virtualizados e não atualizados por tal recurso implica uma baixa devido à necessidade de energia e memória de computadores que se tornam insuficiente para atender à sua carga máxima. Ou seja em um ambiente não virtualizado, cada aplicação tem que ter recursos suficientes para entregar níveis prometidos de serviço.
A virtualização resolve este problema fornecendo relocação dinâmica de recursos do computador.
• Controle de transações: O propósito principal de um controle de transações é mapear as requisições recebidas para servidores de transação, executando e enviando requisições aos servidores. Exemplo: se uma transação produz um tipo de saída, o responsável pelo controle tem como missão rotear essa resposta novamente para o servidor que lhe enviou a requisição, vejamos a seguir algumas responsabilidades de um controle de transações:
Tratamentos de erros;
Interação com serviço de diretório;
Gerenciamento de pontos de salvamentos de trabalhos parcialmente realizados;
Gerenciamento de sessões de segurança.
• Autenticação/autorização: Os mecanismos de autenticação e autorização de um servidor de aplicação consiste em verificar e garantir que apenas usuários que possuem diferentes autorizações de acesso entrem num determinado sistema. A autenticação nada mais é que, verificar a identidade do usuário de um sistema conhecida normalmente pela execução de um formulário de login, solicitando o nome e respectivamente a senha do usuário. A autorização ocorre quando o objetivo seria proteger funcionalidades individuais e separar usuários em grupos de acordo com a autorização de acesso.
• Modelo 3 camadas: Podendo ser aplicada em várias
...