Simbologia De Instrumentação
Artigo: Simbologia De Instrumentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edson1992 • 20/11/2014 • 689 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
Simbologia de Instrumentação
a) Indicador: Instrumento que dispõe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da variável. Existem também indicadores digitais que indicam a variável em forma numérica com dígitos ou barras gráficas.
b) Registrador: Instrumento que registra a (s) variável (s) através de um traço contínuo ou pontos em um gráfico.
c) Transmissor: Instrumento que determina o valor de uma variável no processo através de um elemento primário, tendo o mesmo sinal de saída (pneumático ou eletrônico) cujo valor varia apenas em função da variável do processo.
d) Transdutor: Instrumento que recebe informações na forma de uma ou mais quantidades físicas, modifica caso necessário as informações e fornece um sinal de saída resultante. Dependendo da aplicação, o transdutor pode ser um elemento primário, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor é um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e saída padronizados.
e) Controlador: Instrumento que compara a variável controlada com um valor desejado e fornece um sinal de saída a fim de manter a variável controlada em um valor específico ou entre valores determinados. A variável pode ser medida, diretamente pelo controlador ou indiretamente através do sinal de um transmissor ou transdutor.
f) Elemento Final de Controle: Instrumento que modifica diretamente o valor da variável manipulada de uma malha de controle.
Além das denominações acima podem ser classificados em instrumentos de painel, campo, à prova de explosão, poeira, líquido, etc. Combinações dessas classificações são efetuadas formando instrumentos conforme necessidades.
1.1.1. Terminologia
As normas de instrumentação estabelecem símbolos, gráficos e codificação para identificação alfanumérica de instrumentos ou funções programadas que deverão ser utilizadas nos diagramas e malhas de controle de projetos de instrumentação.
De acordo com a norma ISA-S5, cada instrumento ou função programada será identificada por um conjunto de letras que o classifica funcionalmente e um conjunto de algarismos que indica a malha à qual o instrumento ou função programada pertence.
Eventualmente, para completar a identificação, poderá ser acrescido um sufixo.
A figura abaixo mostra um exemplo de instrumento identificado de acordo com a norma pré-estabelecida.
P RC 001 02 A
Variável
Função
Área da Atividade
N0 Seqüencial da Malha S
U
F
Identificação Funcional
Identificação da Malha I
X
O
Identificação do Instrumento
Onde:
P - Variável medida - Pressão
R - Função passiva ou de informação - Registrador
C - Função ativa ou de saída - Controlador
001 - Área de atividade, onde o instrumento atua
02 - Número seqüencial da malha
A - Sufixo
De acordo com a tabela pode-se obter combinações possíveis de acordo com o funcionamento dos dispositivos automáticos.
Exemplos:
T - Temperatura F - Vazão
R - Registrador C - Controladora
C - Controlador V - Válvula
P - Pressão L - Nível
I - Indicador G - Visor
1.1.2. Símbolos Utilizados nos Fluxogramas de Processo
Painel Principal
...