Sistema De Sustentação De Cargas
Artigos Científicos: Sistema De Sustentação De Cargas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evandrosx • 10/8/2014 • 528 Palavras (3 Páginas) • 1.100 Visualizações
• Sistema de sustentação de cargas
A coluna de perfuração é composta pela junção de vários tubos de perfuração, tendo em sua extremidade a broca. Estes tubos apresentam peso elevado (mais de 100 kg), e como a coluna é composta por dezenas ou centenas destes tubos, o peso a ser suportado quando há a descida ou retirada de uma coluna de perfuração é enorme, logo a função deste sistema é suportar e transferir todas as cargas a serem içadas durante a perfuração.
Esse sistema é composto pelos seguintes equipamentos:
Mastro:
Sustenta o peso das colunas de perfuração e de revestimento, fornecendo também uma altura suficiente para o manuseio dos tubos içados. Durante as manobras, a coluna retirada, que será descida posteriormente no poço, é apoiada no mastro da sonda, em um local chamado de RH, como o funcionário que trabalha neste local é chamado torrista, é comum chamar o RH de mesa do torrista.
Subestrutura:
É responsável por apoiar o mastro e receber as suas cargas. A subestrutura deve permitir
um espaçamento entre a superfície e a mesa rotativa, para que possa ser instalado o sistema de segurança de superfície.
É na área superior da subestrutura onde são conectados os tubos, ancoradas as colunas, entre outras atividades, enfim, onde é realizada boa parte dos trabalhos. Os funcionários que desempenham estas tarefas são chamados plataformistas.
Estaleiro:
Espaço da locação reservado para armazenar os tubos a serem utilizados ou substituídos durante a perfuração do poço. Os tubos estaleirados ficam sobre vigas para permitir o seu içamento para a área do mastro.
• Sistema de movimentação de cargas
O sistema de movimentação de carga permite movimentar as colunas de perfuração, de revestimento e outros equipamentos. Este sistema é composto de:
Cabo de perfuração:
É um cabo de aço trançado em torno de um núcleo ou alma, sendo que cada trança é formada por diversos fios de pequeno diâmetro de aço especial.
O cabo proveniente do carretel é passado e fixado numa ancora situada próximo a torre, onde se encontra um sensor para medir a tensão no cabo, a qual está relacionada com o peso total sustentado pelo guincho. Daí, ele é passado no sistema bloco-catarina e enrolado e fixado no tambor do guincho.
Guincho:
É responsável por enrolar ou desenrolar o cabo de perfuração. O guincho apresenta também um sistema de freios que permite controlar a velocidade com que se faz o enrolamento ou desenrolamento. O funcionário responsável por esta atividade é chamado
de sondador, que também é responsável por controlar os parâmetros de perfuração, movimentar a catarina e coordenar os trabalhos dos plataformistas.
Bloco de coroamento:
Fica fixo na parte superior do mastro e é formado por um conjunto de polias por onde passa o cabo de perfuração.
Catarina:
Responsável por sustentar diretamente os tubos
...