Sistema Operacional Linux
Trabalho Universitário: Sistema Operacional Linux. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kathe • 25/9/2013 • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 611 Visualizações
Sistema Operacional LINUX
O objetivo do sistema operacional é prover um ambiente de execução para os programas, promovendo a interação entre usuário e computador, ou seja, é responsável pelo gerenciamento de recursos e periféricos (como memória, disco, arquivos, impressora, CD-ROMs, etc.), interpretação de mensagens e execução de programas. É possível obter o Linux na forma de distribuições, que são pacotes de software contendo o kernel Linux e vários outros aplicativos livres, como suítes para escritório, ambientes gráficos, editores de imagens, navegadores de internet etc.
Características
O Linux é um sistema operacional livre, gratuito e possui todas as características presentes nos sistemas operacionais modernos. Eis algumas destas:
Multiplataforma:
O Linux opera em computadores das famílias Intel (386, 486, Pentium, etc) e compatíveis (Cyrix e AMD), Motorola M680xx (Atari, Amiga e Macintosh), Alpha (DEC), Sparc (Sun), MIPS (Silicon Graphics) e Power PC. Novas arquiteturas estão sendo incorporadas com o seu desenvolvimento.
Multiprocessado:
Possui suporte a computadores com mais de um processador.
Multitarefa:
Vários programas podem ser executados ao mesmo tempo.
Multiusuário:
Vários usuários podem operar a máquina ao mesmo tempo.
Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres)
O Linux não é vulnerável a vírus. Devido a separação de privilégios entre processos e respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas (como a de root), programas como vírus tornam-se inúteis pois tem sua ação limitada pelas restrições de acesso do sistema de arquivos e execução.
Além destas, o Linux apresenta ainda memória virtual, bibliotecas compartilhadas (de ligação dinâmica), carregamento de drivers (módulos) sob demanda, suporte nativo a redes TCP/IP, fácil integração com outros sistemas operacionais e padrões de rede, nomes longos de arquivos, proteção de acesso a recursos compartilhados, suporte a vários idiomas e conformidade com padrões internacionais. Existem ainda vários ambientes gráficos que se utilizam do mouse, ícones e janelas (semelhantemente ao Windows) ao invés das famigeradas linhas de comando.
O Linux é um sistema operacional bastante atrativo não apenas por ser gratuito mas por outros motivos também. O fato de ser baseado nos sistemas operacionais Unix - sistemas considerados maduros, com mais de duas décadas de desenvolvimento - contribuiu muito para a sua estabilidade e confiabilidade. Isto é, um Linux configurado corretamente não “trava''. Chegamos então a outro fator muito importante em favor do sistema: o fato de poder ser configurado e adaptado segundo a necessidade de cada um (apesar de, muitas vezes, isso não ser uma tarefa simples).
Além disso, pode-se instalar num computador o Linux juntamente com outro sistema operacional. Por exemplo, pode-se instalar Linux em uma máquina que já contenha Windows e utilizar os dois sistemas, sem que nenhum dado seja perdido. Ou seja, o Linux consegue acessar todos os arquivos usados no Windows.
Vantagens
Baixo custo - O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc.
Segurança - Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do "usuário root", que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário.
Há ainda o fato de o sistema estar instalado em bem menos máquinas que o Windows, o que o torna menos visado pelos criadores de vírus.
Comunidade de suporte ativa - Fóruns, listas de discussão, wikipages, e-groups, sites... É grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas em comunidades de usuários de software livre online.
Desvantagens
Incompatibilidade com equipamentos - Muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos, são feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles com o Linux.
Formatos proprietários - Arquivos de áudio e vídeo nos formatos WMA e WMV, respectivamente, ligados ao programa Windows Media Player, da Microsoft, são dos mais usados na Internet. A TV UOL, por exemplo, transmite vídeos em WMV.
O Kaffeine, reprodutor de mídia que vem com o SuSE, é anunciado como uma alternativa ao tocador
...