Sistema Operacional Linux
Trabalho Universitário: Sistema Operacional Linux. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipezoio • 10/9/2014 • 661 Palavras (3 Páginas) • 523 Visualizações
Funcionamento e estrutura: Linux/GNU
Neste relatório vamos abordar de forma simples e objetiva o funcionamento do sistema operacional Linux.
Primeiramente o que é um sistema operacional?
Basicamente um Sistema Operacional (S0) é uma coleção de programas que gerenciam o hardware, fornecem rotinas básicas de controle de dispositivos. Fornece integridade do sistema, escalonamento e interação de tarefas. Com Linux não é diferente.
Partes do Sistema Operacional:
O sistema operacional é formado por várias partes:
1) Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo")
2) Gerenciador de processo
3) Escalonador (Schedule, em inglês)
4) Gerenciador de arquivo
1) Núcleo:
O Linux ao entrar em funcionamento chama uma “central” de interpretação de comandos. Ao iniciar o Kernel (núcleo do sistema) o Linux roda alguns pequenos aplicativos necessários para seu funcionamento.
O Kernel é o centro de todo o sistema operacional. Ele é responsável pelo gerenciamento real nível de hardware. O núcleo de um sistema é chamado muitas vezes de EXECUTIVO. Veja algumas funções por ele executada:
• Chaveamento entre programas;
• Controle e programação de dispositivo de hardware;
• Gerenciamento de memória;
• Gerenciamento de processos;
• Escalonamento de tarefas;
• Comunicação entre processos;
• Processamento de exceções e de interrupção;
É importante lembrar que núcleos diferentes chamas processos diferentes como é o caso dos processadores micronúcleo e os monolítico;
Micronúcleos: executam grande parte do serviços no espaço do usuário buscando a melhoria de manutenção e a modularidade do sistema. Esse tipo de núcleo é muito usado em servidores;
Monolítico: executam o código do sistema dentro do mesmo espaço de memória de endereçamento para maior performance;
Na imagem podemos ver como é o funcionamento do Kernel:
Kernel tempo Real: é uma tinha de processos com tempo de resposta pré-definido. O tempo de resposta é chamado de “prazo”. Uma falha no sistema é caracterizada pelo não cumprimento desses prazos.
2) Gerenciador de processos:
O sistema operacional necessita executar muitos processos sem que um atrapalhe o outro ao mesmo tempo que o usuário faz requerimentos de outros programas. Para isso acontecer de forma organizada o sistema operacional separa todos os programas em partes chamadas processos.
A ideia por trás do gerenciador de processos (ou gerenciador de tarefas) é fazer com que esses programas sejam executados da forma mais organizada possível.
Assim como em outros sistemas operacionais é possível visualizar todo o consumo de memória e alterar as prioridades do sistema.
O gerenciador de
...