Sistema Operacional - Linux
Casos: Sistema Operacional - Linux. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jomaclaude10 • 20/3/2015 • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 558 Visualizações
O que é Linux e qual a sua história?
Introdução
Quando Linus Torvalds criou o Linux, certamente não sabia da importância que este projeto teria para os mais variados aspectos da computação. Graças à sua iniciativa, o Linux está presente em centenas de milhares de servidores, computadores pessoais e dispositivos portáteis em todo o mundo. Mas, como isso aconteceu? Por que Torvalds criou o Linux? Por qual motivo este projeto teve uma aceitação tão grande? Efetivamente, o que é Linux? Para obter as respostas para estas e outras questões relacionadas, nada melhor do que conhecer a história do Linux. É isso que o InfoWester apresenta a seguir.
O que é Linux?
Para muita gente, o Linux é meramente um sistema operacional. Esta definição não está errada, mas também não está completa. Na verdade, o Linux é parte de um todo, mais precisamente, é um kernel de código-fonte* aberto, que foi - e é desenvolvido - ao longo do tempo graças à colaboração voluntária de desenvolvedores de várias partes do mundo.
* Em poucas palavras, código-fonte é um conjunto de instruções baseado em uma linguagem de programação que, depois de compilado ou interpretado, forma um software. Tendo acesso ao código-fonte, é possível saber como determinado programa ou recurso de software foi desenvolvido.
A história do Linux
A história do Linux começa no ano de 1991, pelas mãos de um estudante universitário finlandês chamado Linus Torvalds. O Linux foi criado por ele, não totalmente do "zero", mas sim como uma variação do MINIX.
O MINIX é um sistema operacional simples, criado por Andrew S. Tanenbaum, um renomado professor de computação que é conhecido pelos diversos livros que escreveu para a área.
Tanenbaum disponibilizou o MINIX principalmente para servir de auxílio no ensino de computação. Trata-se de um sistema operacional simples, que exige poucos recursos de hardware e cuja primeira versão foi lançada em 1987.
Dadas as suas finalidades acadêmicas, não só o MINIX foi disponibilizado de maneira gratuita e livre, como também o seu código-fonte completo. Assim, os estudantes de computação podiam - e podem - estudá-lo inteiramente para desenvolver suas habilidades ou mesmo para criar projetos derivados. Foi assim que Linus Torvalds entrou nesta história.
O surgimento do Linux
Linus Torvalds, então com quase 20 anos, começou a estudar ciência da computação na Universidade de Helsinki, na Finlândia, em 1988. Cerca de dois anos depois, aproveitando o conhecimento que tinha e estava adquirindo sobre a linguagem C, decidiu criar a sua própria implementação de um terminal em seu recém obtido computador 80386, principalmente para acessar o servidor UNIX da instituição de ensino. Isso porque ele já havia testado o MINIX para esta finalidade, mas não estava satisfeito com os seus recursos.
A intenção de Torvalds era a de fazer com que o projeto rodasse especificamente em sua máquina 80386, com o desenvolvimento sendo feito a partir do MINIX. O trabalho avançou de tal forma que chegou um ponto onde Torvalds já tinha um kernel funcional em mãos.
Em 1991, Linus Torvalds decidiu divulgar abertamente o seu projeto. Para isso, publicou mensagens na Usenet (uma espécie de antecessora da internet, baseada em troca de mensagens) pedindo sugestões e colaborações para a sua iniciativa.
Eis a íntegra da primeira mensagem, em inglês, postada em 25 de agosto de 1991. Logo em seguida, sua tradução para português:
From: torvalds@klaava.Helsinki.Fi (Linus Benedict Torvalds)
Newsgroups: comp.os.minix
Subject: What would you like to see most in minix?
Summary: small poll for my new operating system
Keywords: 386, preferences
Message-ID: <1991Aug25.205708.9541@klaava.Helsinki.FI>
Date: 25 Aug 91 20:57:08 GMT
Organization: University of Helsinki
Lines: 20
Hello everybody out there using minix -
I'm doing a (free) operating system (just a hobby, won't be big and
professional like gnu) for 386(486) AT clones. This has been brewing
since april, and is starting to get ready. I'd like any feedback on
things people like/dislike in minix, as my OS resembles it somewhat
(same physical layout of the file-system (due to practical reasons)
among other things).
I've currently ported bash(1.08) and gcc(1.40), and things seem to work.
This implies that I'll get something practical within a few months, and
I'd like to know what features most people would want. Any suggestions
are welcome, but I won't promise I'll implement them :-)
Linus (torvalds@klaava.Helsinki.Fi)
PS. Yes - it's free of any minix code, and it has a multi-threaded fs.
It is NOT protable (uses 386
...