Sistema Operativo
Trabalho Universitário: Sistema Operativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tometangasaumba • 11/8/2014 • 3.704 Palavras (15 Páginas) • 1.170 Visualizações
Sistema operativo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sistema Operacional
Operating system placement-pt.svg
Sobre esta imagem
Características
Gerência de processos
Interrupção de hardware
Gerenciamento de memória
Sistema de ficheiros (arquivos)
Driver de dispositivo
Rede de computadores (TCP/IP, UDP)
Segurança (Proteção de memória e de processos)
E/S
v • e
Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) (em inglês: Operating System - OS) ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software (programas) e os componentes físicos do computador, o (hardware); ou
numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (do português, Sistema Operacional ou Operativo) ou OS (do inglês Operating System).
Índice
[esconder]
1 História
2 Os sistemas operativos mais utilizados no Mundo
3 Visão geral
4 Sistemas Operacionais Modernos
5 Funcionamento
5.1 Gerenciamento de processos
5.2 Gerenciamento de memória
5.2.1 Swapping
5.3 Sistema de arquivos
6 Tipos de Sistemas
6.1 Sistemas multi-processadores
7 Interface de uso
7.1 Interface de terminal
7.2 Interface textual
7.3 Interface gráfica
7.4 Interface de voz
8 Classificações
9 Exemplos de sistemas operacionais ativos
9.1 Para desktop/servidores
9.2 Para dispositivos móveis (tablets e smartphones)
10 Unix foi o primeiro sistema operacional moderno
11 Exemplos de sistemas operacionais importantes que foram descontinuados
11.1 Para desktops
12 Exemplos de sistemas operacionais para outros dispositivos não PC:
12.1 Para dispositivos móveis
12.2 Referências
12.3 Referências bibliográficas
12.4 Ver também
História[editar | editar código-fonte]
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Sistema operacional em linha de comando.
Na primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, e os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso. Nomes como Howard Aiken (Harvard), John von Neumann (Instituto de Estudos Avançados de Princeton), John Adam Presper Eckert Jr e William Mauchley (Universidade da Pennsylvania) e Konrad Zuse (Alemanha) formaram, com suas contribuições, a base humana para o sucesso na construção dos computadores primitivos. Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems),
...