Sistema de pêndulo simples
Artigo: Sistema de pêndulo simples. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunosilvadelara • 23/10/2014 • Artigo • 862 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – CAMPUS DE POÇOS DE CALDAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Relatório 7
Assunto: Pendulo Simples
Nomes: Bruno de Lara Silva
Isabella Letícia Ataides Vicentino
Gisnei
Período: Segundo
Turno: Matutino
Matéria: Física de Laboratório
Poços de Caldas
Agosto de 2014
Dedicatória
O seguinte relatório é dedicado as pessoas que tornaram possível a sua realização, sendo estes os professores, que nos ensinaram a devida matéria, a fim de colocarmos em pratica nos exercícios e sermos capazes de entender suas diversas aplicações.
Resumo
No decorrer deste relatório será apresentado dados extraídos de um sistema de pendulo simples. Num primeiro momento foram feitos os testes e as coletas por um único aluno, para que a oscilação do pêndulo fosse de menor erro possível. Esta etapa é feita a fim de empregar uma mesma angulação em todos os movimentos realizados. Um cronograma foi acionado quando a massa era solta, a fim de reconhecer-se o período, dado em segundos, informação importante para os cálculos pedidos. Num segundo momento será apresentado uma tabela com os devidos dados e todos os cálculos.
Palavras- chave: Pêndulo, período, aceleração da gravidade.
SUMÁRIO
Resumo ------------------------------------------------------------------------------02
Introdução --------------------------------------------------------------------------05 Desenvolvimento(questões)---------------------------------------------------06
Conclusão----------------------------------------------------------------------------08
Bibliografia---------------------------------------------------------------------------09
Introdução
O tema a ser tratado durante o relatório será “Pendulo Simples”.
Para formar um sistema de pêndulo simples é necessário um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo sua extremidade superior fixada a um ponto que permita sua livre oscilação e na sua extremidade inferior uma esfera de massa m (como mostrado na figura 1 abaixo).
Figura 1: Funcionamento do pêndulo simples
Quando a massa é deslocada de sua posição de equilíbrio de um ângulo pequeno em relação à vertical, uma força resultante diferente de zero surge para restaurar a massa em sua posição de equilíbrio. Esta massa quando passa pela posição de equilíbrio, devido a sua inércia, continua em movimento, fazendo assim uma trajetória que vai dessa posição até a posição inicial, completando um ciclo. O tempo decorrido para completar este movimento chama-se período (τ). O pêndulo simples é muito utilizado para a medição do tempo e foi o cientista italiano Galileu Galilei um dos primeiros a perceber a independência do pêndulo simples com a amplitude, como exemplo ele construiu através disso os primeiros relógios de pêndulo.
O sistema de pêndulo simples foi montado conforme a figura abaixo (figura 2):¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
Figura 2: Forma de um pêndulo simples
...