Sistemas MRP E MRPII
Casos: Sistemas MRP E MRPII. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lecamargo • 25/11/2014 • 3.376 Palavras (14 Páginas) • 460 Visualizações
ELSON LUIZ DE OLIVEIRA FILHO
KARILYN MAIARA ESCOBAR
LEANDRO BUENO DE CAMARGO
LEIDIANE NOGUEIRA DA SILVA
SUÉLEN PATRÍCIA STRINGHETTA
SISTEMAS MRP E MRP II
FACULDADES UNIESP
ARAÇATUBA
2014
ELSON LUIZ DE OLIVEIRA FILHO
KARILYN MAIARA ESCOBAR
LEANDRO BUENO DE CAMARGO
LEIDIANE NOGUEIRA DA SILVA
SUÉLEN PATRÍCIA STRINGHETTA
SISTEMAS MRP E MRP II
Trabalho realizado para Disciplina de Administração de Material, do Curso de Administração de Empresas, ministrado pela professora Esp. Vilma Yassuda.
FACULDADES UNIESP
ARAÇATUBA
2014
RESUMO
A preocupação constante do empresário moderno é de oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre no ambiente externo, é o primeiro passo a ser dado. Desta forma, o empresário poderá visualizar o que pode interferir positiva ou negativamente em seus negócios, e aí sim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que é PLANEJAR.
O Planejamento e Controle da Produção tornam-se de suma importância numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes. Umas das ferramentas mais utilizadas para esta finalidade é o MRP.
O presente trabalho visa expor de forma sucinta os principais conceitos relacionados com o Sistema MRP (Material Requirements Planning), que foi introduzido nos anos 60 pelas empresas Americanas, que buscavam uma otimização do processo produtivo. Um dos maiores desafios que as organizações encontram em época de escassez de recursos, é saber dimensionar e controlar os estoques, sem afetar o processo produtivo e aumentar os custos.
O MRP (Material Requirements Planning), ou cálculo das necessidades de materiais, e MRP II (Manufacturing Resources Plannig), ou planejamento dos recursos de manufatura, são os Sistemas de Administração de Produção de grande porte que mais têm sido implantados pelas empresas, ao redor do mundo, desde os anos 70. Esses sistemas de controle de estoques dão certo grau de precisão aos volumes a serem comprados de material, para determinado período, trazendo grandes benefícios ao controle de estoques das empresas.
Palavras Chaves: MRP, MRPII e Planejamento Organizacional.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. Conceitos de MRP 5
2. Sistema ERP 5
3. Sistema MRP 5
3.1 Parâmetros do MRP 6
4. Gestão do MRP 8
5. Objetivo do MRP 8
6. MRP II 8
6.1 Previsão de Vendas 9
6.2 Plano Mestre (MPS) 9
6.3 Liberação de Ordens 9
6.4 Follow up ou Planejamento de Prioridades 10
6.5 Planejamento de Capacidade 10
6.6 Manutenção dos Registros 10
7. Vantagens do MRP II 11
8. Limitações do MRP II 11
Conclusão 12
Referências Bibliograficas: 13
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos e no atual cenário econômico mundial, as empresas, têm enfrentado significativas mudanças em seus negócios. Para sobreviver nesse ambiente, é visível a necessidade que as empresas têm em buscar novas tecnologias, soluções inovadoras, adequações de seus sistemas de produção e de gestão empresarial, de modo que incrementem seu desempenho, as tornem mais competitivas e garanta sua sobrevivência nesse ambiente turbulento e acirrado de hoje. A principal ferramenta desenvolvida para esse fim, foi o sistema MRP – (Material Requirements Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais), que será um dos objetos principais desse estudo. Com o passar dos anos, a evolução dos sistemas computacionais e as novas necessidades das empresas de manufatura, foram desenvolvidos também o MRPII – (Manufactoring Resources Planning ou Planejamento dos Recursos de Manufatura).
Para tudo que se faz é preciso um planejamento, às vezes é algo simples, como cozinhar, por exemplo, precisa ter um planejamento, saber para quantas pessoas, qual o horário que precisa ficar pronto, qual o cardápio, os ingredientes necessários, e se programar para tê-los todos na hora de preparar o prato. Sem perceber o cozinheiro acaba aplicando os conceitos do MPR, mas neste caso é algo simples que é possível fazer estas previsões e tomadas de decisões de cabeça mesmo, mas quando se trata de uma empresa grande com muitos produtos é preciso um sistema que possa nos auxiliar, podendo ajudar nas decisões cabíveis, por exemplo, os sistemas MRP e MPR II.
1. Conceitos de MRP
O MRP, (Material Requirements Planning ou Planejamento de Necessidades de Materiais) é um sistema
...