Sistemas MRP II & ERP
Dissertações: Sistemas MRP II & ERP. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andersondan • 16/9/2014 • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 721 Visualizações
Sistemas MRP II / ERP
Objetivos do Sistema MRP II / ERP
A necessidade de softwares que possam mensurar cada vez mais os desperdícios e a produtividade é cada vez mais exigida pelas indústrias e a partir de então surgiram novas ferramentas para a melhoria da cadeia de suprimentos e gerenciamento da produção no chão de fábrica.
A tecnologia de informação chega finalmente às atividades fins das empresas, deixando de atender exclusivamente às atividades meias (financeiras, estoques, contabilidade, folhas de pagamento, etc.), para oferecer ferramentas de operação e gerenciamento das atividades como a produção e as vendas.
O MRP (Materials Requirements Planning) Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.
A partir dos anos 80 surgiu o MRP II (Manufacturing Resources Planning) que significa Planejamento dos Recursos de Manufatura ou Planejamento dos Recursos de Produção, o MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.
Como resultado, o MRP oferece a documentação que converterá as necessidades do mercado em uma linguagem que possa ser entendida pela produção. Serão, portanto, geradas listas de materiais, ordens de produção, etc.
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, etc). Em termos gerais, são softwares desenvolvidos para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. No entanto a grande maioria dos ERP's disponíveis possuem excelentes módulos de contabilidade, orçamentos e controladoria, mas, infelizmente, não conseguem lidar com a dinâmica do ambiente produtivo e não atendem as necessidades do chão de fábrica. Devido a isso, surgiu a necessidade do desenvolvimento de sistemas que complementassem o ERP e garantissem e completa integração do setor industrial com os demais departamentos de uma organização.
Módulos constituintes dos Sistemas ERP
O ERP é composto em módulos, cada um atendendo uma área de negócio, esta modularização facilita a navegação pelo sistema, simplificando o processo de treinamento e implementação, que pode ser conduzida em etapas de acordo com as necessidades e capacidade de investimento de cada cliente.
GESTÃO FINANCEIRA
Planejamento Orçamentário
Orçamento e Verbas
Gestão Financeira
Dirf
Contratos
Controle de Viagens
GESTÂO DE CLIENTE
Vendas/CRM
GESTÂO DE VENDAS E DISTRIBUIÇÃO
Faturamento/Pedidos
Vendas MOBILE (Automação da Força de Vendas)
Web Pedidos
Logística e distribuição
Comércio Exterior
Gestão de Lojas
Loja virtual
Gestão de Postos
Sincronizador Off-line
GESTÂO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
Suprimento/Compras
Planejamento de Materiais
E-Procurement
GESÃO DE MATERIAIS
Gestão de Materiais
Configurador de Produto
Planejamento de Materiais
Expedição e Inventário Mobile
GESTÂO DE CONTABILIDADE E FISCAL
Auditor Fiscal
Contabilidade
Escrita Fiscal
Controle Patrimonial
Recebimento
Gestão Fiscal Municipal
GESTÂO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Pessoas
Administração de Pessoal
Saúde e Segurança
GESTÂO INDUSTRIAL
Engenharia de Produto
Planejamento de Materiais
Controle de Produção
Carga Máquina
GESTÂO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Gestão de Serviços
Web Serviços
Manutenção Industrial
Gestão
...