Sistemas de Formas
Por: EliveltonMazur • 25/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 285 Visualizações
RESUMO
As fôrmas tem suma importância para a construção civil, exercem funções de moldagem das estruturas de concreto e são responsáveis por resistirem aos esforços do concreto fresco, como peso próprio e sobrecargas acidentais, até que o concreto se torne autoportante. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar um estudo sobre os principais sistemas de fôrmas para estruturas de concreto utilizados nos dias de hoje no ramo da construção civil. Serão apresentados dados como materiais utilizados, procedimentos de execução, finalidades e especificações de cada tipo de sistema de fôrma.
Palavras Chaves: Sistemas de formas, escoramentos, cimbramento, construção civil.
Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho é o de proporcionar uma introdução a um assunto tão abrangente no ramo da construção civil, assim como um mercado em crescimento neste segmento, as formas para construção civil, primordiais para boa execução de toda e qualquer obra.
Objetivos Específicos
– Comparar os diversos tipos de fôrmas.
– Estudar a viabilidade de ambas.
– Proporcionar entendimento prévio com material simplificado, porém abrangente.
–Vantagens e desvantagens dos métodos.
Definições
Escoramento: estruturas responsáveis por suportar e redistribuir as cargas solicitantes (verticais e horizontais) para um elemento rígido (base de apoio) em um determinado intervalo de tempo pré-determinado pelo engenheiro responsável, sabendo que o elemento deve ao fim ser autoportante.
Cimbramento: conjunto de elementos que proporcionam um suporte provisório, utilizado durante a execução de lajes e/ou vigas.
Fôrma de madeira
É o sistema mais utilizado em nosso país, em visto as grandes florestas no Brasil. Tornou-se cultural a utilização das formas de madeira, todavia este método requer um manejo adequado, sendo indispensável toda e qualquer fiscalização pertinente. Torna-se conseqüente também, neste tipo de forma, uma grande taxa de resíduos após seu uso (sobras de material), em visto que uma forma de madeira não posso ser reutilizada diversas vezes, assim como as demais formas.
Uma das grandes vantagens desse sistema é sua acessibilidade as empresas de portes pequenos, todavia, requer maior numero de pessoal sendo indispensável que a mão de obra seja devidamente qualificada para execução correta das formas de madeira, bem como, podemos analisar a falta de projeto especifico neste método, o que acarreta na despadronização do meio e conseqüentemente aumento do custo direto.
Os materiais mais utilizados são:
-Madeira Serrada
-Chapas de Madeira Compensada
-Compensado Resinado
-Compensado Plastificado
Sabemos, por fim, que nenhum dos materiais utilizados neste método pode apresentar defeitos, como:
-Rachaduras
-Fendas
-Formato
-Arqueamento
-Podridão
SISTEMA DE FÔRMAS METÁLICAS
É um sistema no qual todos os elementos são metálicos, podendo estes ser de aço ou alumínio. Podem ser utilizados tanto em pilares e vigas quanto em lajes e cortinas. Tendo em vista as vantagens de utilização é um sistema que requer maior grau de planejamento e detalhamento nos projetos, pois existem fatores como padronização de estrutura, cronogramas e número de reutilizações que implicam em uma inviabilidade deste sistema.
As formas metálicas são moduláveis e reaproveitáveis, são compostas basicamente por um perfil metálico e acabamento em uma chapa de compensado. Praticidade, rapidez e facilidade são alguns dos motivos dos quais é um sistema que vem sendo utilizado por grandes empresas. Por ser um sistema caro, para ser economicamente viável, é necessário um grande número de reaproveitamento.
Existem vários sistemas disponíveis no mercado, dentre elas as principais são:
Fôrma TOPEC SH – Alex Dietrich
Fôrma Concreform SH
A fôrma consiste em chassis de aço galvanizado forrado em compensado plastificado, conectados com apenas três grampos que os unem e alinham. Leve e rígido, pode ser movimentado manualmente com o auxílio de uma grua. Este sistema e comumente utilizado para pilares e paredes.
Fôrma Lumiform SH
O sistema é composto por painéis de alumínio e forrado com placas de alumínio, são leves e duráveis, apresentam furação nas laterais, onde é encaixado o espaçador que além de espaçar as formas, suporta as cargas atuantes do empuxo. Podendo ser aplicado nos mais variados tipos de projetos.
Ao substituir a parede convencional em alvenaria, elimina etapas como chapisco e reboco, aumentando significativamente a velocidade de execução da obra, além de não necessitar de mão de obra especializada para a realização da montagem do sistema.
Fôrma SL 2000 Mills
É um sistema que possui estrutura de aço USI-SAC 300 e são forrados por compensado, leve projetado para transporte e montagem manual, com possibilidades de formar as mais diversas geometrias desde poligonais até as circulares.
Fôma Deck Light
É um sistema composto de painéis montados em alumínio com revestimento em chapa compensada plástica, o sistema deve ser suportado por escoras especiais (cabeça tipo dropheads), que tendem a permitir a correta desforma do painel mantendo a laje escorada. Assim permite-se a reutilização de toda fôrma após um dia de sua execução.
Todavia o sistema como um todo apresenta uma grande limitação, em visto ao seu escasso leque de dimensões, sendo por vezes necessária uma complementação em madeira para o preenchimento adequado.
O sistema Deck Light se assemelha ao TOPEC SH, devido a sua formulação, possuindo conceitos semelhantes.
Fôrma Easy-Set Mills – Alex
Fôrma RECUB – Ulma
A fôrma recurável RECUB consiste em aço de alta resistência e acabamento feito em pintura epóxi, composto basicamente pelo cabeçal recuperável, as cubetas e/ou compensados, travessas, e as longarinas. É um sistema que permite a realização de grandes vãos entre pilates, suportam maiores cargas e pode ser dividido em zonas nervuradas e maciças, assim sendo indicada para executar lajes nervuradas bidirecionais utilizando cubetas.
...