Sistemas digitais
Por: Viviane Reiter • 18/5/2016 • Abstract • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 271 Visualizações
Um Byte é a representação binária de 8 bits. Assim sendo um Byte pode armazenar valores decimais: 0 a 255.
>Sobre um microprocessador é correto afirmar que: Ele age sob o controle de um programa armazenado em memória.
>Nos microprocessadores, existe internamente uma U.L.A, que tem a seguinte função: É a unidade lógica aritmética responsável pelas operações lógicas e aritméticas.
>Comparando microcontroladores com microprocessadores, é correto afirmar que: Microcontroladores apresentam menor desempenho que os microprocessadores e assim. Possuem um custo muito mais baixo que os microprocessadores. >A arquitetura Von-Neumann difere da arquitetura Harvard em: Na arquitetura Von-Neumann o mesmo barramento de dados é utilizado para acessar a memória de dados e programa, na arquitetura Harvard há um barramento exclusivo para cada uma das memórias.
>Comparando uma arquitetura CISC de uma RISC é correto afirmar: Microcontroladores com arquitetura RISC possuem um set de instruções reduzido.
>Para configurar os pinos RB0 ao RB7 como saída a seguinte instrução é a correta: CLRF TRISB. >Em um PIC 16F84 é necessário configurar o pino RA1 como saída, a instrução correta para isso é: BCFTRISA,1. >Um pino RB3 de um PIC 16F84 esta configurado como saída. Para colocarmos a saída desse pino em nível baixo, a linha de código correta é: BCF PORTB,3. >O WATCHDOG (WDT) pode ser zerado de duas formas: Através da instrução SLEEP e CLRWDT.
>Podemos estimar o tempo de um ciclo de instrução de um microcontrolador PIC 16F84 como sendo: O inverso de (freqüência do Clock /4).
>Sobre PREESCALER do PIC 16F84, é correto afirmar: O PREESCALER é um divisor de freqüência que pode ser utilizado no timer0 ou no WATCHDOG.
>Quando habilitamos a interrupção de transbordamento do Timer0, é necessário, alem de setar em 1 o bit T0IE do registrador INTCON, configurar o seguinte bit: Setar em 1 o bit 7 (GIE) do registrador INTCON. >Quando ocorre uma interrupção, um microcontrolador como o PIC 16F84, terá o seguinte comportamento: Direcionara a execução para o endereço 0x04 para a instrução ser tratada adequadamente.
>Interrupção: pode ocorrer no botão de emergência; Timers; falha de hardware.
Modulo CCP: Pode ser utilizado para 3 funções básicas (Configurado no registrador CCP1CON). >Captura do período de sinais PWM/Pulsos- efetua a medição do período de um sinal aplicado na entrada CCP1. Permite a contagem de 2 pulsos externos no pino RB3. >Comparação- neste modo, o valor do registrador de 16 bits do modulo CCP é comparado com o valor do timer 1, e quando ocorre uma coincidência, pode-se setar o pino CCP1, ressetar o pino CCP1, ressetar o timer 1 ou gerar uma interrupção TMR1F. Uma das utilidades do modo de comparação é a geração de pulsos de largura controlada por software. Permite comparar o tempo decorrido entre 2 eventos externos com um valor pré estabelecido podendo sinalizar uma igualdade através de uma interrupção ou de um bit externo.
>Geração de sinal PWM: neste modo, o modulo CCP1, juntamente com o timer 2, gera um sinal PWM saindo pelo pino CCP1.
>PWM: Precisão de 8 ou 10 bits; Base de tempo dada pelo TMR2; freqüência totalmente configurada pelo tmr2 e preescaler (formula); definido pelo registrador CCPR1L.
>O sinal de PWM consiste num sinal de freqüência fixa em que é variado o ciclo ativo da onda.
Você deve automatizar um processo de controle que contem 3 sensores de temperatura e 3 LEDs indicativos. A leitura dos sensores retorna os valores 0 ou 1 e os leds são ativados com a saída do microcontrolador em nível alto. Funcionamento:
*Se apenas o sensor 01 estiver em nível alto, deve ser ativado o LED1 (verde). * Se o sensor 01 e 02 estiverem em nível alto, deve ser ativado o LED2 (amarelo)
*Se os três sensores estiverem em nível alto deve ser ativado o LED3 (vermelho). Apresente o Fluxograma deste processo.
Inicio
Triangulo > Sensor 1= 1 ?
Quadrado (se sim)> Acender Led Verde; se não volta para inicio.
Triangulo > Sensor 2= 1 ?
Quadrado (se sim)> Apagar led Verde e Acender Led Amarelo; se não volta para inicio.
Triangulo > Sensor 3= 1 ?
Quadrado (se sim)> Apagar led Amarelo e Acender Led Vermelho; se não volta para inicio.
Prova 2
O pic 16F84 pode ser configurado para gerar sinal de clock internamente, através de um circuito RC. Sobre isso é correto afirmar: O sinal gerado internamente não é estável, podendo sofrer pequenas variações devido principalmente a variação térmica.
Sobre a memória de programa do microcontrolador PIC16F628 é correto afirmar que: O PiC 16F628 possui 2048 localidades de memória de programa, onde ficam gravadas as instruções do programa.
Sobre a memória RAM do microcontrolador PIC16F84 é correto dizer: A memória RAM é dividida em dois bancos de memória, o Banco 0 e o banco1.
No microcontrolador PIC 16F84, o registrador TRISA é utilizado para: Configurar como entrada ou saída os pinos RA0 ao RA4.
Quando habilitamos a interrupção de transbordamento do TIMER0, é necessário, alem de setar em 1 o bit T0IE do registrador INTCON, configurar o seguinte bit: Setar em 1 o bit 7 (GIE) do registrador INTCON.
O vetor de interrupção, isto é o local do programa aonde a execução é direcionada quando ocorre uma interrupção, é o endereço: 0x04
A variável CONTA possui um valor que deve ser carregado no registrador W, a instrução correta para executar essa transferência será: MOVLW CONTA.
A instrução que gasta um ciclo de instrução, sem que o microcontrolador execute qualquer função é: NOP.
Ao finalizarmos a digitação de um programa qualquer para um PIC 16F84, devemos colocar a seguinte informação para o compilador na ultima linha do código: END
O registrador onde habilitamos o controle geral de interrupções em um PIC 16F84 e ainda algumas interrupções periféricas é o: INTCON
Ao chamarmos uma sub-rotina,
...