Sistematização da reutilização de materiais da carpintaria no canteiro de obras
Por: gabrielacrlima • 16/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.921 Palavras (16 Páginas) • 297 Visualizações
TEMA: Sistematização da reutilização de materiais da carpintaria no canteiro de obras
Resumo
Este estudo buscou abordar e analisar de forma crítica e analítica, avaliando os aspectos remotos e a historicidade que vieram contribuir para a noção atual definindo de forma específica uma avaliação para o tema abordado. No presente artigo será utilizada para obtenção do conhecimento técnico, recursos extraídos de pesquisas em artigos e jornais, referentes ao tema abordado no trabalho; e posteriormente, será utilizado também conhecimento individual crítico, após se ter compreendido o conteúdo abordado, para realizar o artigo, utilizando-se de comparações e adequações que estejam tematicamente ligadas, pretendendo, portanto, a obtenção de informações e conclusões necessárias no que se refere ao tema “Sistematização da reutilização de materiais da carpintaria no canteiro de obras”. O presente artigo visou abordar a gestão de resíduos, especificamente de carpintaria de um determinado canteiro de obras, que não possui nenhum plano de ação para reutilização de determinados materiais e conseqüentemente atingir a redução de alguns custos de uma obra de construção civil. Os dados obtidos através do levantamento feito no local para elaborar este estudo de caso, mostram que a empresa em questão, devido ao montante de resíduos de madeira, e mesmo de outros materiais, depositados em seu canteiro, necessitam da implementação de um plano de gestão de resíduos no setor de carpintaria.
Palavras-chave: Construção Civil; Reaproveitamento; Plano de Ação; Resíduos de Madeira; Ensaios.
SUMÁRIO:
Resumo .......................................................................................................... 01
Sumário .......................................................................................................... 02
Introdução .......................................................................................................... 03
Descrição da Obra ..............................................................................................03
Descrição e Utilização da madeira e seu desperdício ......................................04
Plano de redução de resíduos.............................................................................05
Plano de Reutilização e gestão de resíduos………………...............................08
Monitoramento da Implantação...................………………………………….11
Conclusão.............................................................................................................12
Anexo I (Imagens)................................................................................................13
Referência............................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Atualmente, é muito claro o desenvolvimento e a relevância econômica que a indústria de construção civil atingiu, com investimentos estatais no setor, crescimento de lucros, valorização dos trabalhadores desse setor e demanda do mercado. Este é o setor que mais emprega no Brasil; suas vertentes vão desde pequenas construções até obras de grande porte, divide-se em construções de edificações, saneamento básico, construção de estradas, implantação de barragens e túneis, etc. Este trabalho tem o intuito de conhecer questões e fatores relativos à gerenciamento de obras, a demanda de materiais em uma construção civil, o não reaproveitamento de materiais ou reutilização realizada erroneamente, além da obtenção de lucro através desta prática. Neste sentido, serão estudados e analisados os componentes que contribuem para atingir essa meta.
Após levantamento de dados e estudos, apresentam-se propostas de melhorias para este desenvolvimento e realiza-se uma investigação para constatar se essas melhorias podem intervir nos custos da obra. A tarefa de gerenciar obras é muito trabalhosa e exige bastante organização, levantamento de dados, visitas técnicas, análise e custos.
O destino dado aos resíduos produzidos em um canteiro de obras deve ser gerido adequadamente. A fim de diminuir os estragos e descarte irregular de materiais do canteiro de obra, principalmente na carpintaria, devem ser considerados todos os condicionantes e as atividades envolvidas.
De um modo geral, a construtora pesquisada tem o seu volume de resíduos recolhidos por empresa terceirizada, que normalmente despeja essas cargas em aterros públicos ou privados, e em casos específicos algumas cargas são despejadas em outras obras, onde serão utilizadas como aterro na fase de terraplanagem. O reaproveitamento de resíduos da construção civil, que possuem essa propriedade, como a madeira, é de suma importância para que este canteiro possua atitudes de preservação do meio ambiente.
O intuito desta pesquisa é de coletar dados, analisá-los e fazer considerações com relação à destinação dos resíduos gerados pelo setor de carpintaria da construção civil local, partindo do princípio de que a empresa contratada para o recolhimento desses detritos é a principal colaboradora para que grandes depósitos se formem em aterros irregulares.
Após uma observação feita durante a execução da obra, pode-se notar que grande parte do volume de resíduos de madeira é destinado à aterros, sendo que poderiam ser reciclados e reutilizados na própria obra, ou para outros fins, sendo o local analisado gerenciado por uma grande empresa local, e esta possuir diversas obras do mesmo padrão no estado, poderiam ser reutilizados em outras obras também, porém a maior parte desse material é descartado.
1 DESCRIÇÃO DA OBRA
A obra escolhida para o estudo foi o condomínio residencial Riveira III, caracteriza-se por um obra residencial localizada no Bairro do Maiobão, São José de Ribamar – MA, a qual foi executada pela construtora Dimensão Engenharia desde Janeiro de 2012.
2 UTILIZAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira é um dos principais materiais utilizados dentro de uma obra. Por possuir alta durabilidade e segurança, facilidade no manuseio e manutenção, por ser um material de baixo consumo energético e de fácil disponibilidade, a madeira tem sido cada dia mais utilizada, tanto como item estrutural, como de acabamento e decoração. A partir da fase inicial, ela é utilizada como um dos principais materiais, desde a construção da área de vivencia dos operários, que ali trabalharão durante o período de execução da obra, à marcação de gabaritos para execução do que foi projetado. No desenvolvimento da obra, ela exercerá diferentes funções: Utilizada como fôrmas, escoras, tábuas para andaimes, dormentes, pranchas, vigas, caibros e etc.
...