Soldagem com Arames Tubulares (FCAW)
Por: LUCASBARBOSA146 • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 963 Palavras (4 Páginas) • 359 Visualizações
PROCESSOS DE SOLDAGEM
“Soldagem com Arames Tubulares (FCAW)”
- A quais características estão relacionados os benefícios da soldagem FCAW? Explique.
Os benefícios da soldagem FCAW estão relacionados a três características do processo:
- Produtividade relacionada ao uso de arames contínuos.
- Benefícios metalúrgicos proveniente do fluxo interno do arame.
- Auxilio da escoria na forma e aspecto do cordão da solda.
- Quais critérios serão considerados na escolha entre a soldagem FCAW com proteção gasosa e auto protegida?
A combinação do fluxo contido no interior do arame aliada à proteção gasosa externa produz soldas de alta qualidade, arco estável e baixo nível de respingos. A composição química do fluxo também influencia nas propriedades mecânicas do metal depositado.
A utilização do processo de soldagem com arames tubulares tem aumentado significativamente nos últimos anos, no Brasil e no mundo. As altas taxas de deposição e o desenvolvimento de novos consumíveis têm levado as empresas a migrar para este processo. Segmentos como o naval & offshore, construção pesada, soldagem de perfis estruturais, pipeline e reparo e manutenção estão entre os que mais utilizam soldagem com arames tubulares.
- Explique o efeito da variação do fluxo de gás na qualidade da solda.
Na soldagem com proteção gasosa, a vazão do gás é uma variável que afeta diretamente na qualidade do metal depositado. Vazão inadequada propiciará pouca proteção da poça de fusão e consequentemente ocorrência de poros e oxidação. Vazão em excesso de gás, resultara em turbulência e aumento de impurezas no metal. A escolha correta da vazão do gás dependera do tipo e diâmetro do bocal da tocha, distancia do bocal ate a peça de trabalho e correntes de ar durante a soldagem.
- Explique os efeitos da variação da tensão sobre a geometria do cordão de solda.
A tensão de soldagem afeta o modo de transferência de metal de adição e a aparência do cordão. Uma maior tensão aumenta a largura do cordão e diminui a sua convexidade, mas valores excessivamente altos causam porosidade, respingos e mordeduras. Valores muito baixos também podem causar porosidade (por perda de proteção devido à turbulência causada pela instabilidade do processo), convexidade excessiva e dobras na margem do cordão. O valor adequado da tensão para uma dada aplicação depende de muitos fatores como, por exemplo, a espessura e tipo da junta, a posição de soldagem, o diâmetro e composição do arame e a composição do gás de proteção.
- Explique os efeitos da variação da corrente sobre a geometria do cordão de solda.
A corrente de soldagem também afeta o modo de transferência do metal de adição, particularmente na soldagem com argônio ou com misturas Ar-CO2 (CO2 < 25%) e Ar-O2. De fato, neste caso, existe um valor de corrente acima do qual a transferência muda de globular para aerossol (corrente de transição).
- Descreva os diferentes processos de fabricação de arames tubulares.
A fabricação de arames tubulares é feita a partir de fitas metálicas na forma de bobinas. Esta é alimentada continuamente sendo deformada por meio de roletes até que fique com a forma de um “U”, e em seguida é preenchida com o fluxo e/ou pó metálico que formará o interior do arame. Após esta etapa a fita passa por roletes de fechamento até adquirir a forma de tubo, com o fluxo na parte interna. O arame é então trefilado ou laminado até o diâmetro desejado e em seguida bobinado, embalado e identificado.
O processo de fabricação dos arames tubulares requer rigoroso controle de qualidade, principalmente com relação à composição química do fluxo e da fita metálica. Ambos devem ser cuidadosamente inspecionados, uma vez que serão adicionados à poça de fusão. Durante a fabricação deve também ocorrer controle rigoroso para assegurar que não haverá áreas no interior dos arames sem preenchimento de fluxo.
...