Solos
Seminário: Solos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: martinsfabio • 6/8/2014 • Seminário • 409 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Professora: Raissa Rachel Salustriano da Silva Matos
ATIVIDADE 2
Entrega via plataforma
O envio deve ser feito até o dia 10/08
Fazer um breve resumo falando sobre a importância da escolha de um material didático de qualidade. Para auxiliá-los foi postado na plataforma junto com o material didático da disciplina o “Guia de livros didáticos PNLD: Ciências”, no qual constam os critérios para escolha do material didático.
R- “Materiais didáticos são mediadores entre professor, alunos e o conhecimento.”
Embora alguns materiais possam ser usados em diferentes disciplinas, cada conteúdo necessita de um tipo específico de material, que possa contribuir, de modo efetivo, para o estabelecimento de algumas condições favoráveis ao
ensino aprendizagem. os materiais didáticos contribuem para estabelecer algumas das condições em que o ensino e a aprendizagem se realizam e, neste sentido, eles têm uma grande importância e podem cumprir funções específicas, dependendo de suas características e das formas pelas quais eles participam da produção das aulas. Pode-se dizer, de forma geral, que eles se constituem em uma das mediações entre professor, alunos e o conhecimento a ser ensinado e aprendido. Se forem assim entendidos, não é difícil compreender que um dos elementos fundamentais da relação que estabelecemos com eles está na intencionalidade que guia a escolha e a utilização dos materiais didáticos, em diferentes situações e com diferentes finalidades.
Portanto a questão central é entender quais são os objetivos que pretendemos atingir ao escolher um ou outro material – e aqui destaco que os recursos didáticos estão incluídos nessa definição que estamos usando, mais ampla, seguindo algumas classificações elaboradas por espanhóis estudiosos do tema, como Artur Parcerisa Aran. Neste sentido, penso que muitas vezes tratamos os materiais como artefatos que poderiam ser usados para qualquer conteúdo ou disciplina, mas isso talvez seja verdadeiro apenas em um pequeno número de situações. Como eles são mediadores, cada conteúdo a ser ensinado e aprendido necessita um tipo específico de material, que possa efetivamente contribuir para estabelecer algumas condições favoráveis para o ensino e a aprendizagem. Há materiais que podem ser – e são – usados em diferentes disciplinas, como os filmes, por exemplo, mas a forma como o professor organiza o trabalho deve privilegiar a especificidade do conhecimento que deseja ensinar, por exemplo o conhecimento artístico ou o histórico, para lembrar duas disciplinas nas quais o uso desse material é altamente indicado.
...