TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sommerville Capitulo 24

Pesquisas Acadêmicas: Sommerville Capitulo 24. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 5

Elpidio de Souza Abreu

Exercício capítulo 24

Um processo de software define padrões e procedimentos para desenvolvimento de software, bem como verifica se estes estão sendo cumpridos gerando melhoria na qualidade do produto de software desenvolvido.

Um dos problemas com o gerenciamento de qualidade seria a prescrição de como desenvolver o software impondo um processo para o desenvolvimento, os processos devem ser compreensíveis, devem possuir diretrizes simples e fáceis de compreender.

Planejamento: determina o que será revisado e qual o papel de cada integrante da equipe de revisão.

Preparação: a documentação do projeto a ser avaliado é apresentada e estudada pela equipe que participará da revisão.

Identificação de problemas: os problemas são identificados e documentados.

São executadas ações para corrigir o problema encontrado durante a revisão.

Segurança: Capacidade do sistema de proteger informações e dados.

Proteção: Capacidade do sistema de manter os dados íntegros.

Confiabilidade: Capacidade do software de manter um desempenho especificado quando utilizado em condições específicas.

Capacidade de recuperação: Capacidade do software de restabelecer o seu nível de desempenho especificado e recuperar os dados diretamente afetados no caso de uma falha.

Robustez: Capacidade de o sistema lidar de forma correta com as exceções.

Facilidade de compreensão (inteligibilidade): Facilidade de o software ser compreendido pelos usuários se é apropriado e como ele pode ser utilizado para a realização das tarefas ou em condições de uso específicas.

Testabilidade: Capacidade de o software, quando for modificado ser validado (testado).

Facilidade de adaptação: Capacidade de o software ser adaptado para funcionamento em diferentes ambientes específicos sem necessidade de aplicação de outras ações ou meios além daqueles fornecidos para a finalidade do software em questão, ou que está sendo considerado.

Modularidade: Capacidade do produto de software de ser desenvolvido e distribuído em módulos independentes, o cliente adquire somente os módulos que atendem a sua necessidade, caso necessite de mais módulos poderá adquiri-los e estes se integraram aos módulos que ele já possui.

Complexidade: Complexidade tem a ver com a facilidade de compreensão do software, quanto mais fácil de compreender o software, melhor.

Portabilidade: Atributo que tem a ver com a capacidade de o software ser executado em diferentes arquiteturas de acordo com as convenções relacionadas à portabilidade.

Facilidade de uso: Diz respeito à facilidade de utilização do software pelos usuários propiciando a eles uma maior produtividade.

Facilidade de reuso: Diz respeito à utilização do software ou parte dele para a construção de um novo produto, seja a especificação de requisitos, código, planos de teste ou qualquer parte do produto gerado anteriormente.

Eficiência: Capacidade do produto de apresentar o desempenho apropriado, relativo à quantidade de recursos utilizados, sob condições especificadas.

Facilidade de aprendizado: atributo de qualidade que tem a ver de como o usuário aprende a utilizar o software, quando mais fácil aprender melhor será a avaliação deste atributo de qualidade do software.

24.5 Descreva brevemente os padrões que podem ser utilizados para:

• O uso de construções de controle em C# e Java;

• Relatórios que possam ser submetidos a um projeto de período letivo em uma universidade;

• O Processo de fazer e aprovar mudanças em um programa (veja capítulo 29) e

• O processo de comprar e instalar um novo computador.

• As construções em c# e Java são linguagens que possibilitam a programação orientada a objetos, com isso o controle é feito através de classes que ao serem instanciadas criam um objeto da classe em tempo de execução e com isso pode-se utilizar os métodos das classes e acessar os atributos dos objetos das classes.

• O relatório deve conter quais os campos obrigatórios, definir a estrutura e layout, como fazer a documentação e quais os dados deverão constar no relatório.

• O usuário preenche o formulário e sugere ou solicita a mudança, A solicitação de mudança é avaliada e caso seja aprovada esta é realizada quanto ao custo e quanto ao impacto que esta mudança terá no software, todas as mudanças são registradas em um banco de dados para gerenciamento de mudanças.

• O processo de comprar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com