Sondagem à Percussão
Por: 06adriano12 • 14/11/2015 • Resenha • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 218 Visualizações
FUNDAÇÕES
Aluno:
Turma:
VÁRZEA GRANDE – MT
2015
SUMÁRIO
- IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM À PERCUSÃO (S.P.T.)........................2
- RESUMO DE NORMAS ABNT..................................................................3
- NBR – 8036....................................................................................3
- NBR – 7250....................................................................................4
- NBR – 6484....................................................................................5
- NBR – 6502....................................................................................6
- BIBLIOGRAFIA.........................................................................................7
IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM À PERCUSSÃO
A sondagem a percussão (SPT) é uma ferramenta utilizada para a investigação do subsolo, que tem por principal finalidade medir a resistência do solo.
O ensaio consiste na cravação de 45cm do barrilete amostrador, a cada um metro, através do impacto de um martelo de 65kg, caindo livremente de uma altura de 75cm sobre a composição das hastes. Após o termino de cada ensaio a composição de hastes é retirada para a coleta da amostra retida no interior do barrilete amostrador que é substituído pela ferramenta de perfuração para continuidade da sondagem até a cota do novo ensaio.
O valor da resistência à penetração consistirá no número de golpes necessários à cravação dos 30cm finais do amostrador.
O ensaio de penetração será interrompido quando:
- Já tiver atingido critérios técnicos adequados justificado para cada tipo de obra.
- Após atingir o impenetrável à percussão identificado quando não se obtiver penetração após dez golpes consecutivos.
- Quando o número de golpes num mesmo ensaio ultrapassar 50 ou após a realização do ensaio de lavagem por tempo, quando forem obtidos avanços inferiores a 5cm por período de 10 minutos de lavagem.
Com os resultados destes ensaios, o engenheiro terá em mãos um perfil do terreno que receberá a construção, podendo assim decidir pelo melhor e mais eficiente tipo de fundação.
Um estudo inadequado do subsolo, ou mesmo a falta do estudo, podem ocasionar muitos problemas para a construção, seja subdimensionando ou superdimensionando as estruturas.
É necessário que se conheça o subsolo, sua resistência e suas camadas, para que o engenheiro possa dimensionar de maneira eficiente a fundação, afim de atingir a resistência necessária para que a estrutura não entre em colapso.
NBR 8036
É a norma que fixa as condições exigíveis na programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos para construção de edifícios. Esta abrange número, localização e profundidade das sondagens.
Diz-se:
O número de sondagens deve ser suficiente para fornecer um quadro, o melhor possível, da provável variação das camadas do solo.
Para uma construção de até 1200 m², deve-se no mínimo realizar 1 sondagem para cada 200 m². Na construção entre 1200 e 2400 m², no mínimo 1 a cada 400m² para o excedente de 1200 m². Acima de 2400 m², definido pelo projeto o número de sondagens.
Na fase de estudos preliminares as sondagens devem ser igualmente distribuídas pela área.
A profundidade da sondagem depende do tipo e da necessidade da construção.
NBR 7250
É a norma que fixa as condições exigíveis para a identificação e formulação da nomenclatura descritiva de amostras de solos obtidas em sondagens de simples reconhecimento dos solos para fins da engenharia civil, baseadas em exames tátil-visuais e cuja finalidade é a apresentação de perfis geotécnicos.
Diz-se:
Solos grossos: aqueles nos quais mais da metade dos grãos são visíveis a olho nu (maiores que 2mm).
Solos finos: aqueles nos quais mais da metade das partículas, são de tal dimensão, que não são visíveis a olho nu (entre 0,1 e 2mm).
Solos orgânicos: aqueles que possuem uma quantidade significativa de matéria orgânica.
Plasticidade: propriedade dos solos finos, de se submeterem a deformações permanentes sem sofrer rutura.
Compacidade: estado de compactação dos depósitos de solos granulares grossos.
Consistência: facilidade relativa de o solo ser deformado.
NBR 6484
Esta Norma prescreve o método de execução de sondagens de simples reconhecimento de solos, com SPT, cujas finalidades, para aplicações em Engenharia Civil, são: a) a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência; b) a posição do nível-d’água; e c) os índices de resistência à penetração (N) a cada metro
Diz-se:
A torre pode ter, opcionalmente, guincho motorizado ou sarilho, para auxílio nas manobras com hastes ou tubos de revestimento. A roldana da torre deve estar sempre suficientemente lubrificada para reduzir ao máximo o atrito no seu eixo.
...