Sony Ericsson
Casos: Sony Ericsson. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nina2 • 19/2/2013 • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 629 Visualizações
Introdução
Num ambiente de mercado competitivo, dinâmico e de rápida informação, muitas empresas compreendem que o seu desenvolvimento contínuo e principalmente o lançamento de novos produtos é uma estratégia sólida e inovadora para o crescimento da organização e o fortalecimento da marca perante seu consumidor.
Reconhecida como o quinto maior conglomerado de mídia do planeta, a Sony fabrica diversos produtos eletrônicos e também atua na indústria do entretenimento sendo proprietária de estúdios de cinemas e gravadoras e canais de televisão.
Com esse pensamento, a Sony Corporation é uma empresa inovadora que sempre procurou investir em novas tecnologias e ser pioneira na utilização destas no mercado de eletrônicos.
Em 2001, devido ao grande crescimento do mercado de telefonia móvel a empresa sueca Ericsson se aliou a Sony formando uma holding objetivando atuar no mercado de produção de aparelhos celulares. Essa junção deu início a Sony Ericsson.
Neste trabalho iremos analisar o lançamento do celular X1a da Sony Ericsson, entender quais os níveis de diferenciações do aparelho no mercado, analisar a adequação da estratégia para esse produto, especificar o quadrante da matriz BCG em que se enquadra este produto e para finalizar analisar as vantagens e desvantagens do tipo de estratégia adotada pela Sony para esse produto.
Diferenciação dos níveis do celular X1a
Segundo Kotler, para que os consumidores valorizem um produto, é necessário que o produto seja constituído de cinco níveis. Cada um desses níveis corresponde a um grau de satisfação do consumidor.
O gestor responsável pelo lançamento do produto é o responsável pelo nivelamento do produto em cada um desses níveis. Cada nível torna-o mais especifico detalhado e com maior valor agregado.
Os 5 níveis de produto são:
1. Benefício central: este é o motivo pelo qual o consumidor está comprando. É o benefício fundamental do produto.
2. Produto básico: neste nível o benefício central é transformado em um produto básico. São funcionalidades que do ponto de vista do consumidor já se tornaram básicas no produto.
3. Produto esperado: Uma série de atributos e condições são normalmente esperados pelo consumidor.
4. Produto ampliado: Este é o nível onde o profissional de Marketing consegue exceder as expectativas do consumidor
5. Produto potencial: neste nível o produto tem todas as transformações a que um produto deve ser submetido num futuro, é onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os consumidores e diferenciar sua oferta.
Se analisarmos os 5 níveis dos produtos de Kotler no produto: celular X1a da Sony Ericsson teremos:
1. Benefício Central: A função básica de um celular.
• Fazer ligações.
2. Produto básico: O Consumidor que procura um celular que além de efetuar ligação.
• Enviar SMS
3. Produto esperado: Os consumidores procuram em um celular que além de ser utilizado como um meio de comunicação possa oferecer várias outras funções.
• Câmera 3.2 MP
• Gravador de Vídeo
...