Sucessão e uma união estável
Resenha: Sucessão e uma união estável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karencarqueija • 24/9/2014 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Título: Sucessão e União Estável (aula 6)
Objetivo: Identificar os efeitos jurídicos dos direitos sucessórios conferidos a(o) companheiro(a).
Competências/Habilidades: Compreender os pressupostos da vocação hereditária Discutir a adequação do sistema sucessório atribuído à união estável Aplicar a caso prático
Desenvolvimento: Guilherme, 40 anos e Lorena, 35 anos, vivem em união estável desde outubro de 2000. Da união nasceram dois filhos Gustavo, 8 anos e Luciana, 6 anos. A união não foi constituída por meio de escritura pública e, tão-pouco, escrito particular. Antes do estabelecimento da convivência Lorena possuía uma casa na Cidade de Florianópolis, imóvel que vendeu em 2005 e com o produto da venda adquiriu casa em Curitiba, na qual residia com a família. Guilherme, após o estabelecimento da convivência, em dezembro de 2001, adquiriu um carro com economias que vez decorrentes de salários recebidos durante aquele ano. Em janeiro de 2011, Lorena falece em virtude de grave acidente. Guilherme lhe procura para que providencie a partilha dos bens da companheira, mas lhe faz uma série de perguntas. Elabore um parecer explicativo a Guilherme, respondendo às suas perguntas:
1- O que é união estável e qual sua diferença com o casamento?
União estável é a relação de convivência entre dois cidadãos que é pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituir família. Art. Art. 1723 do CC. Segundo o entendimento do STF (Sumula 382 do STF) não é necessário a moradia sob o mesmo teto.
A diferença da união estável do casamento é o objetivo de constituição de família. Ressalta-se, que é possível É possível a conversão da união estável hetero ou homoafetiva em casamento, pelo art. 1.726 do CC e art. 226, § 3º, da CF.
...