TECNOLOGIA EM SOLOS E GEOTECNIA
Por: nararubia04 • 15/3/2017 • Seminário • 442 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
TECNOLOGIA EM SOLOS E GEOTECNIA – 14/JAN/2013
De acordo com seus conhecimentos, comente:
- “De que forma o homem pode minimizar os efeitos das catástrofes naturais”?
- “Como as ferramentas utilizadas na engenharia podem facilitar e reduzir os efeitos das catástrofes naturais”?
- “Que estratégias podem ser adotadas, tanto estruturais como não-estruturais a fim de reduzir os efeitos das catástrofes naturais”?
RESPOSTA:
De que forma o homem pode minimizar os efeitos das catástrofes naturais?
É necessário tomar um conjunto de medidas, com a participação da comunidade, do município e do estado de forma geral, cujo intuito seja melhorar a qualidade de vida, gerando emprego e renda, sem comprometer o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. Assim, a prevenção e a ação de medidas efetivas podem evitar ou diminuir ao máximo os efeitos catastróficos que vêm castigando repetidamente a população.
Dentre as ações podemos enumerar: coleta seletiva do lixo; evitando queimadas; evitando a extinção de animais; votando e participando ativamente das decisões em seu município; uso consciente da água e de energia; etc.
Como as ferramentas utilizadas na engenharia podem facilitar e reduzir os efeitos das catástrofes naturais?
A engenharia pode contribuir muito para minimizar as catástrofes naturais, uma vez que pode e deve planejar de forma consciente e sustentável a construção de moradias, comércios, indústrias e todo e qualquer tipo de edificação; ruas, estradas; praças, parques.
A captação de água das chuvas, aproveitamento total da luz solar, formas de energia alternativa, utilização de materiais alternativos para a construção civil, etc.
Mais especificamente às catástrofes, a engenharia pode contribuir com o mapeamento das áreas de risco e criação de bancos de dados, que podem fornecer subsídios para decisões de caráter preventivo, além de identificar e avaliar áreas de risco e de indicar, recomendar, projetar e executar obras necessárias à segurança do patrimônio e das pessoas.
Que estratégias podem ser adotadas, tanto estruturais como não-estruturais a fim de reduzir os efeitos das catástrofes naturais?
Pode-se citar como estratégias estruturais relacionadas à topografia, ao tipo e composição do solo, infiltração de água, vegetação presente e que possa interferir positiva e/ou negativamente, dentre outras. Ou seja, com as estratégias estruturais, a engenharia pode prevenir e minimizar as catástrofes como na construção de reservatórios,
As medidas não-estruturais referem-se à concepção da melhor convivência com a população e a engenharia pode contribuir com projetos para dar proteção. Dentre as medidas não-estruturais pode-se citar: construção de rodovias, aeroportos, ferrovias, portos e terminais em locais adequados; obras para fins de saneamento, drenagem e irrigação, transposição de bacias, canais de navegação, barragens hidrelétricas; extração de combustível fóssil como petróleo, xisto, carvão, gás natural de forma natural e consciente; criação de projetos turísticos e urbanísticos e aterros sanitários; regulamentação em geral; dentre outras.
...