TIG II- Projeto de pesquisa
Por: Gramok18 • 20/4/2015 • Projeto de pesquisa • 2.147 Palavras (9 Páginas) • 281 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA – IET
AMARILDO DAS MERCÊS SANTOS JUNIOR
GIOVANNA BRUM ALVES DE OLIVEIRA
GUSTAVO HENRIQUE BITTENCOURT ROCHA
JULIANA CLEDIANE DE MIRANDA SILVEIRA
MARCELO PASSOS BARRETO
RAICOW LUCAS DE ASSIS
RAFAEL PINTO QUEIROZ
TIAGO HIGINO ADEMAR
VICENTE DE PAULA ALMEIDA SILVA
[a]
A REFORMA DE UM IMÓVEL TOMBADO: análise sobre os impactos da responsabilidade social e sustentabilidade
BELO HORIZONTE
SETEMBRO– 2013
[b]AMARILDO DAS MERCÊS SANTOS JUNIOR
GIOVANNA BRUM ALVES DE OLIVEIRA
GUSTAVO HENRIQUE BITTENCOURT ROCHA
JULIANACLEDIANE DE MIRANDA SILVEIRA
MARCELO PASSOS BARRETO
RAICOW LUCAS DE ASSIS
RAFAEL PINTO QUEIROZ
TIAGO HIGINO ADEMAR
VICENTE DE PAULA ALMEIDA SILVA
A REFORMA DE UM IMÓVEL TOMBADO: análise sobre os impactos da responsabilidade social e sustentabilidade
Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso de Engenharia de Civil, como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação II.
Orientadora: Prof(a). MSc. Janeth Vieira da Silva
BELO HORIZONTE
SETEMBRO– 2013
LISTAS DE ABREVIATURAS E SIGLAS
IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
1 INTRODUÇÃO
Tombamento é o ato de tombar, ou seja, inventariar, arquivar, registrar coisas ou fatos referentes a uma especialidade ou região; para proteger, assegurar, garantir a existência por parte de algum poder(RICHTER, 2012).[c]
O tombamento é um ato administrativo concretizado pelos órgãos e conselhos de defesa do patrimônio: internacional, federal, estadual e municipal. Os bens de interesse da humanidade são tombados na lista do Patrimônio Universal ou pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Os bens de interesse na esfera federal são de responsabilidade do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No tombamento a nível estadual a responsabilidade é do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e a nível municipal pelas administrações municipais como a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro – MG (BORGES, 2005).
O nível de proteção é função do grau de importância e alcance de um determinado bem, em todos os casos o tombamento não é um ato independente de um órgão, sendo verificado por um conselho consultivo ou deliberativo, é integrado especialmente por representantes da sociedade civil, composta para a atuação referente ao patrimônio cultural. A finalidade é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também com valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens (PREFEITURA..., 2013).
O tombamento é uma das ações plausíveis a serem adotadas para preservar o patrimônio, sendo essencial deixar claro que, aquele indivíduo que ameaçar ou danificar um bem tombado, estará sujeito a um processo legal, que poderá determinar multas, medidas compensatórias ou até mesmo a reconstrução do bem de acordo com as características da data do tombamento, dependendo da sentença final do processo.
O tombamento se trata de uma iniciativa patriótica da valorização da história da região, com objetivo de restituir à cidade um marco cultural importante, até então abandonado, integrando aspectos econômicos e sociais ligados ao meio ambiente em seu sentido amplo, a partir da expressão dos valores, princípios, estratégias e práticas.
O diálogo para adaptar as diretrizes do patrimônio tombado com a vontade do proprietário do imóvel que deseja concretizar uma obra de restauração, é essencial na hora de elaborar um projeto (CONSELHO..., COMDEPHAAT, 2013).
Este trabalho subdivide-se em nove capítulos que se referem a:
Capítulo 1: INTRODUÇÃO: introduz o tema.
Capítulo 2: PROBLEMA: resume toda a problemática, temática do trabalho.
Capítulo 3: OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o objetivo geral está inteiramente ligado ao problema, e os objetivos específicos é o que deve ser feito para alcançar o objetivo geral.
Capítulo 4: JUSTIFICATIVA: explicará à relevância da pesquisa para o meio ambiente, sociedade, comunidade científica, empresa e os pesquisadores.
Capítulo 5: REFERENCIAL TEÓRICO: trata-se de fornecer um esquema completo para desenvolver a pesquisa e isso exige proposições teóricas.
Capítulo 6: METODOLOGIA: caracterização da área de estudo, assim como as dificuldades encontradas para a realização do trabalho.
Capítulo 7: BREVE DESCRIÇÃO DA RECONSTRUÇÃO DO IMÓVEL TOMBADO: faz uma análise da reconstrução do imóvel avaliando se foi feita de forma sustentável de acordo com as exigências do tombamento.
Capítulo 8: CONSIDERAÇÕES FINAIS: apresentará como foi desenvolvida a pesquisa.
Capítulo 9: CONCLUSÕES: retomará os objetivos e apresentará a conclusão de acordo com os resultados que encontrará no decorrer do trabalho.
Os ANEXOS: Carta Patrimonial que pertence a casa reconstruída.
[d]2 PROBLEMA DE PESQUISA
Tendo em vista a recente valorização do patrimônio e sua conservação, motivada pelo anseio de manter cada vez mais viva a história dos antepassados, bens patrimoniais são tombados para garantir a conservação de móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental que foram marco importante na história local de um determinado grupo de pessoas. A restauração ou reconstrução de acordo com cada imóvel tem a finalidade de construir ou reformar o imóvel com as características tombadas.
...