TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE
Exames: TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PUGbr • 18/3/2014 • 495 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE
Ernane Arantes Xavier¹ , Thainá Rodrigues Pereira¹ e Cris Hanny Pires Araújo1.
INTRODUÇÃO
Titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
No processo de titulação ácido-base, que foi o realizado, faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
OBJETIVO
Executar corretamente as manipulações usuais de laboratório, tais como: titulação, pipetar e medir volumes analiticamente. Medir corretamente o pH usando o método eletrométrico
MATERIAIS E MÉTODOS
Glicina 0,1 M
Hidroxido de Sódio (NaOH) 0,1 M
Béquer
pHâmetro
Pipeta automática
METODOLOGIA
Em um béquer foi adicionado 30mL de solução de glicina a 0,1 M, posteriormente foi determinado o pH inicial desse composto usando o pHâmetro. Acrescentou-se a esta solução 2,0 mL de NaOH (0,1 M) e mediu-se novamente o pH, posteriormente repetiu-se este procedimento até que 30 mL de NaOH tenha sido adicionado a mistura.
Apartir destes dados foi traçado um gráfico (curva e titulação) colocando na abscissa o volume de NaOH e na ordenada o pH da solução.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi determinado o pH inicial da solução de glicina a 0,1 M sendo 1,56 , posteriormente foi acrescentado a esta solução, 2,0 mL de NaOH 0,1 M e foi repetido este procedimento até ter atingido a quantidade de 30,0 ml na solução. Resultados abaixo:
NaOH (0,1 M) mL
pH
2,0 ml
1,66
4,0 ml
1,82
6,0 ml
1,98
8,0 ml
2,16
10,0 ml
2,38
12,0 ml
...