TOPOGRAFIA
Por: Cristiéli Severnini de Oliveira • 29/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.749 Palavras (7 Páginas) • 1.024 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ
UNISEP - FEFB
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE TOPOGRAFIA
Cristiéli Severnini de Oliveira
Leticia Meneghel
Adriéle Navarini
Erich Reimann
Francisco Beltrão, 2015
EQUIPAMENTOS DE TOPOGRAFIA: TEODOLITO, ESTAÇÃO TOTAL E GPS
INTRODUÇÃO
Topografia é a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos, e tem por objetivo principal representar graficamente através de planta de levantamento topográfico. Para obterem-se essas informações são necessários equipamentos topográficos, que são instrumentos eletrônicos utilizados na medida de ângulos e distâncias.
Com grande importância para diversas áreas o levantamento topográfico proporciona uma real visão do terreno, além de ajudar ao construtor a ter certeza da metragem de uma determinada área, ajuda a avaliar seu investimento, o retorno financeiro e o preço. Com o auxílio destes equipamentos tem-se a facilitação do serviço.
Descritos no contexto três modelos de equipamentos. Com estes equipamentos e o seu fornecimento de dados é possível ter conhecimento do terreno, podendo obter-se cálculos, métodos e instrumentos para uma melhor base na execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto para os projetos quanto na execução da obra.
OBJETIVO
Este pesquisa tem a intenção de comparar equipamentos utilizados para medições topográficas. Mostrando o mais utilizado, o que tem mais facilidade de utilização, para que serve cada um deles, além de auxiliar no entendimento. Abordando as principais vantagens e desvantagens dos mesmos, sendo descrito três equipamentos de grande utilidade: o Teodolito, o GPS e a Estação Total.
JUSTIFICATIVA
DESENVOLVIMENTO
A topografia permite o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros e arquitetos. Com os fornecimentos de dados, cálculos, métodos e instrumentos que permitem que isso ocorra. Assim tendo a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando suas dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, entre outros, pode-se representar graficamente uma determinada área.
Com essa representação gráfica, através da planta de levantamento topográfico, podem-se ter todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de áreas, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc.
O levantamento topográfico refere-se a um conjunto de métodos e processos. Pode-se obter o levantamento por meio de medições topográficas, onde será adquirido ângulos horizontais, verticais, distâncias horizontais ou inclinadas e diferença de nível, ou então por meio de uso de receptores GNSS, realizando medições sobre a superfície terrestre com a finalidade de representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana.
Para obterem-se todas essas características no levantamento topográfico e a elaboração da planta, se fazem necessários a utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica. Considerando os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas.
Na NBR 13133 de execução de levantamento topográfico se tem algumas normas técnicas diretamente relacionadas:
- O conhecimento geral do terreno (relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento);
- As informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos;
- Informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projetos básicos;
- Informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos.
As empresas que fabricam estes equipamentos dispõem dos mais atualizados equipamentos e softwares, encontrando-se apta a desempenhar quaisquer tarefas nas diferentes fases. Assim existem diversos equipamentos, mas os abordados neste contexto serão: Teodolito, Estação Total e GPS.
O Teodolito é um instrumento óptico de medida, na geodésia e na agrimensura para realização de medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação. É um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado, podendo possuir ou não uma bússola incorporada. É muito utilizado em topografia, navegação e em meteorologia. Atualmente existem teodolitos eletrônicos e digitais, mas o seu conceito e metodologia são basicamente os mesmos.
Para a utilização do equipamento, ele deve estar corretamente fixado sobre um determinado ponto, ou seja, o mesmo deverá estar nivelado e centrado sobre o ponto topográfico. As medições somente poderão iniciar após estas condições serem verificadas. Após isto se deve encontrar o norte verdadeiro utilizando uma bússola e incluindo a declinação magnética do lugar, apontar para esse norte ou para uma referência e nivelar com o horizonte.
Um dos conceitos de trigonometria implementados na utilização de um teodolito é a triangulação, como já citada acima. É baseados na medição de ângulos e distâncias, desenvolve uma série de triângulos ligados, dos quais as coordenadas do plano são derivadas.
Já a Estação Total ou também conhecida como Taqueômetro, é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias, verticais e horizontais, e também de distâncias lineares. Este instrumento foi uma evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias, foi a junção do teodolito eletrônico com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco. Assim surgindo este novo instrumento.
Para fazer medições é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma vara metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento.
...