TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: djalmirlima • 21/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
FACULDADE INTEGRADA DA BAHIA
CAMPUS GILBERTO GIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Djalmir Lima Santos
Matrícula: 201401051294
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (TCC-1)
Salvador-Ba
2020
Djalmir Lima Santos
Matrícula: 201401051294
5 S E SUA APLICAÇÃO NAS EMPRESAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Estácio de Sá, como parte do processo de graduação do curso de Engenharia de Produção.
PROFESSOR: Júlio César José Rodrigues Junior
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida e pelas oportunidades que me proporcionou até o presente momento, pois sem sua permissão, não teria chegado até aqui.
Agradeço aos meus pais, que com muito esforço e carinho, e apesar de todas as dificuldades que a vida os impôs, nunca deixou de me apoiar.
Agradeço a minha esposa, pois sempre esteve ao meu lado, me apoiando e incentivando a sempre ir em busca de meus sonhos.
E por fim, agradeço aos irmãos, cunhados e sobrinhos que são parte importante de minha vida e fatores motivadores a estar sempre em busca de algo melhor.
RESUMO
Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo realizar uma análise teórica sobre a aplicação do Programa 5S, uma das ferramentas da Gestão da Qualidade, em todas as suas etapas, visando a mudança de cultura das pessoas envolvidas no processo produtivo de uma empresa empesa, e consequentemente, na melhoria do ambiente de trabalho, na eficiência operacional, na redução de desperdícios e no aumento da lucratividade.
Diante disso, será apresentado um breve histórico de como surgiu o Programa 5S e os conceitos de cada Senso (ferramentas) e suas principais aplicações. Em Seguida, serão apresentados alguns exemplos, com ilustrações, em cada etapa de implantação do programa.
PALAVRAS-CHAVES: Programa 5S, Mudança de comportamento, Organização, Qualidade.
INTRODUÇÃO
Idealizado pelo professor Kaoro Ishikawa, na década de 1950, a metodologia foi aplicada com o objetivo de recuperar o Japão de toda a destruição causada durante a segunda guerra mundial, após serem atingidos por bombas atômicas, lanças pelos Estados Unidos, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945, como forma de pressionar o Japão à rendição.
A princípio a metodologia do 5S, foi aplicada nas indústrias, com o objetivo de reestruturar a economia do país, pois havia muita sujeira e desorganização nas linhas de produção, devido às destruições causadas pela guerra e os recursos naturais que eram escassos. O país necessitava, urgentemente, retomar sua produção e melhorar a qualidade dos produtos fabricados, visando a qualidade dos produtos, a redução do desperdício, e consequentemente, voltar a ser um país competitivo no mercado mundial.
No Brasil, o programa 5S foi introduzido, formalmente em 1991 pela fundação Christiano Ottoni, tendo iniciado pelos 3 primeiros “S” e posteriormente foram incorporados os outros dois. A fundação foi a pioneira no país a adotar essa ferramenta com o intuito de otimizar os custos, reduzindo os desperdícios, aumentando a produtividade e maximizando os seus lucros.
O programa 5S é uma importante ferramenta do Sistema de Gestão da Qualidade e pode ser aplicada em quaisquer ramos de atividade, independente do seu processo produtivo e ou porte da empresa. No entanto, é necessária uma mudança significativa no comportamento das pessoas envolvidas no processo, visto que, acima de tudo, trata-se de uma filosofia de vida, e requer mudanças de hábitos, além de muita disciplina para se alcançar os objetivos estabelecidos por esse programa.
- PROBLEMÁTICA
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas, principalmente de pequenos e médios portes, são os altos custos de produção, perda de tempo devido a retrabalhos e baixa qualidade dos produtos e ou serviços oferecidos, devido, muitas vezes a um planejamento deficiente e ou falta de padrões de produção. O que leva, consequentemente, a baixa lucratividade.
Esses são alguns aspectos, dentre outros, que levam muitas empresas a fecharem as portas ainda nos primeiros anos de funcionamento.
Com base nisso, surge a pergunta: como as empresas, principalmente de pequeno e médio portes, podem reduzir seus custos de produção e maximizar os lucros, com investimentos relativamente baixos, sem deixar de lado a qualidade do9s) produto(s) oferecido(s), garantido sua permanência no mercado e a competitividade?
- JUSTIFICATIVA
Levando em consideração a importância de se ter um ambiente de trabalho organizado a fim de otimizar o tempo gasto nas atividades e melhor os resultados obtidos, o Programa 5S é uma ferramenta da qualidade, que visa uma organização e otimização de tempo na execução das atividades, melhorando os lucros e qualidade final dos produtos, o que possibilita qualquer empresa se tornar competitiva em um cenário econômico cada dia mais acirrado.
Outro fator preponderante para a escolha do tema, é a possibilidade de no futuro, poder aplicar o conhecimento, doravante teórico, em alguma situação real, contribuído, de forma significativa, com os resultados positivos de uma instituição, seja ela financeira ou filantrópica.
...