TRABALHO DE DESENHO MECANICO
Artigo: TRABALHO DE DESENHO MECANICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jean_bransani • 2/4/2014 • 757 Palavras (4 Páginas) • 455 Visualizações
Faculdades Anhanguera
Unidade – III – Campinas/SP.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Série: VI
ATIVIDADE EM GRUPO
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Campinas-SP., 05 de Dezembro de 2013.
Faculdades Anhanguera
Unidade – III – Campinas/SP.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Série: VI
ATIVIDADE EM GRUPO
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Aluno RA
XX
Campinas-SP., 05 de Dezembro de 2013.
Objetivo:
Definir conhecimentos técnicos referentes a informações da matéria de forma especifica, a fim de estabelecer critérios técnicos para apresentação de um produto e suas respectivas apresentações técnicas para construção.
ÍNDICE
DEFINIÇÃO
PADRÕES DE EXECUÇÃO TÉCNICA
VISUALIZAÇÃO DE PERSPECTIVAS
DESENHOS EM 2D E 3D APLICAÇÕES E DIFERENÇAS
DEMONSTRAÇÃO DE CROQUI
DEMONSTRAÇÃO DESENHO ORTOGONAL
DEMONSTRAÇÃO PERSPECTIVA ISOMÉTRICA
CD COM ARQUIVO DO DESENHO 3D
DEFINIÇÃO
Desenho mecânico é a representação gráfica voltada ao projeto de máquinas, motores, peças mecânicas.
O desenhista mecânico realiza desenhos, projeções e cortes utilizando principalmente meios eletrônicos, prepara folhas de trabalho e diagramas detalhados de máquinas e peças e de projetos mecânicos contendo as informações necessárias para a sua produção e documentação e elabora relatórios e outras formas de documentação textual, de acordo com as normas técnicas ABNT, ISO ou DIN, em condições de qualidade, segurança e preservação ambiental.
PADRÕES DE EXECUÇÃO TÉCNICA
Um desenho técnico deve conter vistas que demonstrem todos os detalhes necessários para a execução do projeto. As vistas adotadas no Brasil são em projeção de 1º diedro (também utilizado em toda a Europa), que contém 4 vistas: vista frontal, superior, lateral esquerda e lateral direita.
Se possível um desenho pode conter apenas uma vista, desde que seja adotada apenas a frontal, pois quando se cria um desenho deve-se convencionar que o máximo de detalhes possa ser demonstrado nesta vista.
Detalhes ocultos (furos, rebaixos, rasgos) podem ser demonstrados através de linhas tracejadas, meio corte, cortes parciais ou em outras vistas.
Normalmente, se o desenho não contiver nenhuma indicação, deve-se supor que todas as medidas estão em milímetros.
As folhas adotadas em desenho técnico mecânico são no formato A devendo-se usar margem adequada para cada tipo de folha de acordo com a Norma NBR6462.
Podem ser:
A0 - Margens de 10mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda
A1 - Margens de 10mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda
A2 - Margens de 7mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda
A3 - Margens de 7mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda
A4 - Margens de 7mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda
Podem ser usadas tanto tipo retrato como tipo paisagem. ~
Em casos de peças de grande porte que não caibam nestes formatos de folha, utiliza-se escala de redução, ou em casos de peças muito pequenas podem ser adotadas escalas de ampliação, sendo as escalas de redução adotadas da seguinte maneira 1:2 (lê-se um por dois) que significa: 1 mm (unidade padrão da mecânica) no desenho equivale a 2mm na peça. Podendo ser adotadas as escalas de 1:5 e 1:10. Nas escalas de ampliação adotamos como 2:1 5:1 10:1.
Linhas
As linhas são a base do desenho. Combinando-se linhas de diferentes tipos e espessuras, é possível descrever graficamente qualquer peça que se queira produzir, com clareza e riqueza de detalhes.
De
...