TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Por: Ana Paula de Paula • 18/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.667 Palavras (11 Páginas) • 326 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
A aplicação do gesso na construção civil
TATIANE CRISTINA SILVA DE ALMEIDA
Engenharia Civil – 5º período
VOLTA REDONDA
2017
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.............................................................................................................. | 3 |
2 – DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. | 4 |
2.1 – O que é gesso, sua origem e sua produção comercial............................................... | 4 |
2.2 – O gesso na construção civil....................................................................................... | 4 |
2.3 – As principais aplicações do gesso na construção civil.............................................. | 6 |
3 – CONCLUSÃO.............................................................................................................. | 9 |
BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................... | 10 |
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com base em pesquisas tendo em vista conhecer um pouco mais sobre a utilização do gesso, o principal derivado da Gipsita na industria da construção civil.
O gesso é um material pulverulento, que endurece quando entra em contato com o ar, por esse motivo ele é classificado como aglomerante, material ativo, ligante cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado, possui cor branca, se origina a partir da calcinação da rocha Gipsita, seu processo de produção tem inicio quando a gipsita é extraída da natureza e passa pelo processo de trituração.
Abordar a grande tendência a ascensão que o gesso vem alcançando no mercado como um bom aglomerante, podendo vir a substituir o cimento e seus derivados em determinadas aplicações. O gesso é uma alternativa a ser considerada para as pessoas que estão construindo ou reformando, para que obtenham serviços de boa qualidade, bonito esteticamente e com menor custo, quando realizados por profissionais devidamente qualificados.
O gesso possui propriedades térmicas, acústicas e é um eficaz isolante contra a propagação de fogo, adere-se a alvenaria e concreto, pode ser utilizado como revestimento em alvenarias. Entretanto o gesso apresenta algumas desvantagens que limitam o seu uso na construção civil que também serão abordados durante o desenvolvimento deste trabalho.
Para a construção civil o gesso é comercializado em sacos de 40kg e deve atender as especificações da NBR 13207/94, quanto ao tempo de pega e módulo de finura, ele pode ser fino ou grosso, ser utilizado em revestimento ou fundição.
O gesso pode ser utilizado de inúmeras formas, mas existem em especial dois tipos de segmento do gesso para a utilização na construção civil o construtivo como revestimentos, divisórias e forros e os utilizados como decorativos na arquitetura de interiores.
Seja qual for à forma de aplicação utilizada o gesso vem se mostrando um forte aliado para a indústria da construção civil, desempenhando resultados bem satisfatórios.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1. O QUE É GESSO, SUA ORIGEM E SUA PRODUÇÃO COMERICAL
O gesso é um material pulverulento, que endurece quando entra em contato com o ar, por esse motivo ele é classificado com aglomerante, material ativo, ligante cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado, possui cor branca, se origina a partir da calcinação da rocha Gipsita,
Seu processo de produção tem inicio quando a gipsita é extraída da natureza e a partir do processo de trituração suas dimensões são reduzidas, em seguida ela é levada a fornos industriais rotativos com temperaturas que podem variar entre 100 e 350 ºC, passando pela denominada calcinação ou simplesmente queima. O objetivo desse processo é desidratar a gipsita parcial ou totalmente de acordo com a aplicação desejada, é nesse momento que se obtém o gesso, quando o vapor de água começa a se desprender. Em seguida inicia-se o procedimento para comercialização: moagem fina, armazenamento e posteriormente embalagem em local seco para distribuição.
Quando o gesso é agregado à água, ele assume uma textura plástica e em seguida enrijece rapidamente retorna a sua composição original. Esse fenômeno é conhecido como pega, ele vem seguido do aumento da temperatura do material, sofrendo uma reação exotérmica. O tempo de pega possui um intervalo de 15 a 30 minutos. A quantidade e a temperatura da água utilizada interferem diretamente a pega do gesso. Pois quanto maior a temperatura da água inserida ao material, mais rápida será a reação, já uma quantidade exagerada de água retarda a pega do material, quanto maior a quantidade de água, mais lento o processo de pega. Quanto maior a quantidade de água inserida a mistura mais poroso e menos resistente será seu resultado.
O gesso para a construção civil é comercializado em sacos de 40kg e deve atender as especificações da NBR 13207/94, quanto ao tempo de pega e módulo de finura, ele pode ser fino ou grosso, ser utilizado em revestimento ou fundição.
O Brasil é o maior depositário de Gipsita do mundo e as características desse material contribuem potencialmente para que no futuro o gesso que já é um importante material de construção venha a substituir o cimento e seus derivados em muitas de suas aplicações.
2.2. O GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
...