TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Por: jonathan1697 • 31/5/2016 • Projeto de pesquisa • 3.041 Palavras (13 Páginas) • 561 Visualizações
CARROS ELÉTRICOS
Douglas V. Morimota Moreti¹ - UNITOLEDO
Gustavo Barrionuevo Pires² - UNITOLEDO
Jonathan N. Santos Pereira³ - UNITOLEDO
Renan Aragão Zaqueu - UNITOLEDO
RESUMO
Expor os desafios técnicos, políticos, sociais e econômicos da implantação de Veículos Elétricos no Brasil abordando características dos modelos já existentes em circulação no mercado, as políticas de incentivo à fabricação dos mesmos e as questões socioambientais que giram em torno do tema.
Palavras-chave: Veículos, elétrica, sustentabilidade, economia, meio ambiente.
ABSTRACT
Exposing the technical challenges, political, social and economic deploying electric vehicles in Brazil addressing features of existing models in the market, encouraging policies to the manufacture thereof, and the environmental issues that revolve around the theme.
Keywords: Vehicles, electrical, sustainability, economy, environment.
______________________________________________________________________
1Graduando em Engenharia de Mecânica pelo Centro Universitário Toledo - 1SA (2015)
2 Graduando em Engenharia de Mecânica pelo Centro Universitário Toledo - 1SA (2015)
³ Graduando em Engenharia de Mecânica pelo Centro Universitário Toledo - 1SA (2015)
Graduando em Engenharia de Mecânica pelo Centro Universitário Toledo - 1SA (2015)
- Introdução
O presente projeto de Artigo Científico será amplamente apoiado no Artigo Veículos Elétricos: aspectos básicos, perspectivas e oportunidades (BNDES Setorial 32, p 267- 310) [1], por Bernardo Hauch e Tiago Toledo. Este artigo tem como objetivo principal “analisar e discutir aspectos básicos dos veículos elétricos, seu estágio atual e as perspectivas para seu desenvolvimento futuro” (p.268).
Atualmente, é visível a preocupação dos países em desenvolver veículos que tenham m percentual de poluição baixo, visto os constantes problemas ambientais causados pele emissão de poluentes advindos da combustão de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo. Logo, iremos abordar problemas sócios- ambientais da implantação do veículo elétrico.
Além disso, os entraves políticos e econômicos como a questão da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nesse ramo e os bônus que países oferecem para compradores de carros elétricos também serão apontados.
Inicialmente, pretende-se fazer uma pesquisa e busca de informações relevantes no artigo-base e outras fontes de informações pertinentes. Serão organizadas reuniões entre os membros afins de que possam ser feitas e anotadas os pontos-chave do projeto.
Posteriormente à coleta de informações haverá um tabelamento dos dados, para que seja possível analisar as semelhanças entre os mais diversos modelos existentes no mercado atual e sua viabilidade de implantação a nível popular.
1.1 Definição do Tema
Os veículos elétricos começaram a ser usados no começo do século XX, sendo que nos E.U.A. era a parcela dominante na frota de veículos. A característica do veículo na época, como o baixo nível de ruído e a ausência de vibrações garantiriam o domínio por um longo tempo, até a chegada do uso em grande escala do petróleo.
No entanto, com a chegada do século XXI, as preocupações com o meio ambiente tornaram-se evidentes e com isso a pesquisa e o desenvolvimento foram retomados com maior força, afinal a maior parcela de contribuição para a poluição advém dos veículos automotores movidos a combustíveis fósseis.
Poucos sabem, mas os carros elétricos foram desenvolvidos a mais tempo do que os carros movidos à combustão interna. O primeiro projeto de veículo elétrico foi construído em 1938, pelo escocês Robert Davidson. Devido às limitações de tempo de recarga e autonomia dos carros movidos à eletricidade perderam espaço para os modelos de combustão interna depois da invenção do modelo T, de Henry Ford.
Os veículos elétricos voltaram ao centro do debate sobre o futuro automobilístico na década de 1990 com o lançamento de modelos híbridos no Japão e modelos a batera nos EUA e França.
Em 2009 Jayme Buarque de Holanda estimou que cerca de 30% dos novos carros vendidos no Brasil em 2021 serão elétrico, híbridos ou a bateria. O Diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e presidente do Conselho diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Jayme Buarque projeta em seu artigo “O futuro dos caros elétricos” (com eletricidade gerada por motor a combustão interna) serão os primeiros a se popularizar. No entanto a Nissan, já tem planos para veículos 100% elétricos. O Nissan Leaf é o primeiro carro totalmente elétrico fabricado em larga escala no mundo. Lançado no mercado em dezembro de 2010, em países como Japão, EUA e alguns da Europa. A Nissan Leaf revolucionou o conceito de mobilidade e marcou a era da indústria automotiva.
Logo, iremos trabalhar em cima de alguns fatores, tais como: desenvolvimento tecnológico, meio ambiente, energia e reações governamentais. Também serão abordados aspectos técnicos para melhor entendimento dos desafios e opções de implantação.
1.2 Problema ou Questão de pesquisa
A questão mais delicada ao se tratar dos veículos elétricos é como eles irão impactar a economia do país. Investimentos em pesquisa estão sendo feitas no Brasil e no exterior, mas a pergunta que fica é a seguinte: Vale a pena?
...