TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Casos: TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maiconjf • 20/6/2013 • 2.098 Palavras (9 Páginas) • 617 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 4
DESENVOLVIMENTO 5
Estrutura Física 6
Tabela – Verdade do Circuito 6
Figura – Circuito Porta OR 6
ALGORITMOS 7
Algoritmos Cadastro de Livros 7
TELA DE EXECUSSÃO DO ALGORITMO CADASTRO DE LIVROS 10
VALIDAÇÃO DE DATAS 11
ALGORITMO LOCAÇÃO DE LIVROS 14
TELA DO ALGORITMO EM EXECUÇÃO 16
FUNDAMENTOS DE LÓGICA E MATEMÁTICA DISCRETA 18
Linguagem Lógica da Proposição T (p,q,r) 18
Tabela Verdade 18
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Com o surgimento do computador e suas tecnologias, o processo de informatização tornou-se uma aplicação obrigatória a todos os meios, assim as empresas têm utilizado essas ferramentas para administrar, tomar decisões e aplicar diversas formas de procedimento.
De uma forma geral, a informatização tem a finalidade de agilizar, aumentar a eficiência e rapidez na tomada de decisões.
Por isso abordaremos esses métodos e aplicações no desenvolvimento da informatização da “Nossa Locadora de Livros”.
OBJETIVO
Este trabalho discutirá os conceitos de sistemas de informações, buscando entender como os processos podem se adequar ao perfil de diversas empresas e de diferentes segmentos.
Visa abordar os eixos temáticos aprendidos durante o semestre, tem como objetivo numa maneira clara expor ao leitor as etapas de um desenvolvimento passo a passo do processo de informatização de uma Locadora de livros.
Trabalharemos o conteúdo apresentado no primeiro semestre do curso de graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
DESENVOLVIMENTO
Será exposto neste trabalho, um modelo de circuito para detectar invasões, Tabelas-Verdade e criação de algoritmos (programas). Todos os trabalhos tem-se como foco a empresa “Nossa Locadora de Livros”
ESTRUTURA FÍSICA
A empresa “Nossa Locadora de Livros” possui fisicamente uma área total de 200 m², por isto, utilizaremos para manter a integridade física da empresa, detectores de invasão de portas com dois sensores de entrada, e uma campainha para o alarme (sensor de saída) abaixo é possível verificar a sua tabela verdade e o circuito utilizado.
TABELA – VERDADE DO CIRCUITO
Sensor 1 Sensor 2 Campainha
0 0 0
0 1 1
1 0 1
1 1 1
A porta utilizada, foi a porta OR (OU), em que 0 significa desativado e 1 ativado. Assim podemos entender que quando o sensor 1 ou o sensor 2 detectar algum tipo de invasão a campainha será ativada. A seguir o desenho do circuito.
FIGURA – CIRCUITO PORTA OR
A
A + B
B
ALGORITMOS
Um algoritmo é uma seqüência não ambígua de instruções que é executada até que determinada condição se verifique. Mais especificamente, em matemática, constitui o conjunto de processos (e símbolos que os representam) para efetuar um cálculo.
Um algoritmo é uma seqüência finita de instruções bem definidas e não ambíguas cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
Algoritmo é uma seqüência ordenada de passos que deve ser seguida para realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.
ALGORITMOS CADASTRO DE LIVROS
algoritmo "Biblioteca"
// Função : Cadastrar Clientes
// Autor : Alunos do 1º Semestre de ADS - UNOPAR
// Data : 10/11/2012
// Seção de Declarações
var
livro, autor, categoria, editora : caracter
cod_livro, ano_livro, edicao: inteiro
opcao, dia, dia2, mes, mes2, ano: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
repita
escreval("Para iniciar o Cadastro digite 1")
escreval("para sair digite 0")
escreva(" opcção: ")
leia(opcao)
se opcao >1 entao
escreval("Digite apenas 1 ou 0")
fimse
se opcao = 1 entao
escreval ("Digite o Código do Livro: ")
leia(cod_livro)
escreval("Digite o Nome do Livro: ")
leia(livro)
escreval("Digite o Autor ")
leia(autor)
escreval("Digite a Editora: ")
leia(editora)
escreval("Digite a Categoria: ")
leia(categoria)
...