TRABALHO MODELO DE MATURIDADE DE SOFTWARE
Por: eglardo • 21/8/2019 • Trabalho acadêmico • 2.263 Palavras (10 Páginas) • 755 Visualizações
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UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Eglardo Fabricio Alves dos Santos
Trabalho da disciplina Modelo de Maturidade de Software –
Caso GreenSoft
Campina Grande - PB,
2019.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 2]
Eglardo Fabricio Alves dos Santos
Trabalho da disciplina Modelo de Maturidade de Software –
Caso GreenSoft
Trabalho Acadêmico da disciplina Modelo de Maturidade de Software, apresentado à Universidade Estácio de Sá como parte integrante do curso de pós-graduação EAD, Especialização MBA Engenharia de Software, como requisito final para avaliação da nota na disciplina.
Profº. Orientador: MARCELO VASQUES DE OLIVEIRA, Me.
PARAÍBA,
2019.
RESUMO[pic 3]
A Greensoft é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. É líder no Brasil com 46,8% de participação de mercado e com 54,5% na América Latina. É a maior empresa de aplicativos de gestão empresarial sediada em países emergentes.
A Greeensoft possui a maior gama de produtos para todos os tipos , tamanhos e segmentos de companhias. São soluções para construção e projetos, agroindústria, educacional , manufatura, serviços, distribuição e logística, jurídico , financial services, saúde e varejo.
A Greensoft identificou a necessidade de implantar o método GQM e métricas de qualidade que proporcione a obtenção das certificações ISO9126 e CMMI.
O objetivo desse trabalho é elaborar um plano que atenda a esta solicitação, baseado no ciclo de maturidade de gestão de software da empresa.
Palavras-Chaves: GQM , CMMI , ISO9126, Greensoft.
SUMÁRIO
Resumo
1 Introdução. 2 Introdução a Engenharia de software 3 O que é o Método GQM. 4 Definição das Métricas GQM. 4.1 Fases do método GQM. 4.1.1 fase do planejamento. 4.1.2 fase de definição. 4.1.3 fase de coleta de dados. 4.1.4 fase de interpretação. 5 Implantação. 6 conclusão. Referências bibliográficas.
1 INTRODUÇÃO
Hoje, o software assume um duplo papel. Ele é um produto e, ao mesmo tempo, o veículo para distribuir dados e TI. Como produto , disponibiliza o potencial computacional assimilado pelo hardware ou, de forma mais abrangente, por uma rede de computadores que podem ser acessados por hardware local. Independentemente de residir em um celular, sistema embarcado IoT ou operar dentro de um mainframe, software é um transformador de informações e dados armazenados – produzindo , gerenciando, adquirindo , modificando, exibindo ou transmitindo informações que podem ser tão simples quanto um único bit ou tão complexas quanto uma apresentação multimídia derivada de dados obtidos de dezenas de fontes independentes. Como veículo de distribuição do produto, o software atua como a base para o controle do computador (sistema operacionais), a comunicação de informações (redes) e a criação e o controle de outros programas (ferramentas de software e ambientes).
A Engenharia de software é uma tecnologia em camadas. Para que um problema seja resolvido, a solução exige empregar uma grade de componentes peculiares de métodos , ferramentas e processos , onde as ferramentas auxiliam no processo de automatizar o desenvolvimento de software dando suporte aos métodos, são denominadas de ferramentas case (Computer Aided software Engineering) ; os Métodos da engenharia de software fornecem a técnica de como fazer para construir software, incluem um amplo conjunto de tarefas onde requer uma excelente análise de requisitos, projeto de construção de programas , teste e manutenção; Os processos são os adesivos que mantém unidas as camadas de tecnologia e permite o desenvolvimento racional e oportuno de software para o computador.
O processo de software é representado esquematicamente na figura abaixo. De acordo com a figura, cada atividade metodológica é composta por um conjunto de ações de engenharia de software. Cada ação é definida por um conjunto de tarefas , o qual identifica as tarefas de trabalho a ser completadas, os artefatos de software que serão produzidos , os fatores de garantia da qualidade que serão exigidos e os marcos utilizados para indicar progresso.
Uma metodologia de processo genérica para engenharia de software estabelece cinco atividades metodológicas: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega. Além disso, um conjunto de atividades de apoio (umbrela activities) são aplicadas ao longo processo, como o acompanhamento e controle do projeto, a administração de riscos, a garantia da qualidade, o gerenciamento das configurações, as revisões técnicas e outras.
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Os modelos de processo prescritivos são aplicados há anos, num esforço para organizar e estruturar o desenvolvimento de software. Cada um desses modelos sugere um fluxo de processos ligeiramente diferente, mas todos realizam o mesmo conjunto de atividades metodológicas genéricas.
Os modelos de processos sequenciais, tais como o de cascata e o modelo V, são os paradigmas da engenharia de software mais antigos. Eles sugerem um fluxo de processos linear que, frequentemente, é inadequado para considerar as características dos sistemas modernos (por exemplo, contínuas alterações, sistemas em evolução, prazos apertados). Entretanto, eles têm, realmente, aplicabilidade em situações em que os requisitos são bem definidos e estáveis.
Modelos de processo incremental são iterativos por natureza e produzem rapidamente versões operacionais do software. Modelos de processos evolucionários reconhecem a natureza iterativa e incremental da maioria dos projetos de engenharia de software e são projetados para adequar mudanças. Esses modelos, como prototipação e o modelo espiral, produzem rapidamente artefatos de software incrementais (ou versões operacionais do software). Podem ser adotados para ser aplicados por todas as atividades de engenharia de software.
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