TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONDUÇÃO E CONVECÇÃO NATURAL EM BARRAS
Por: Gabriel Correia • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.445 Palavras (6 Páginas) • 156 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CURSOS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
MEDIDORES DE ESCOAMENTO DE LÍQUIDOS E GASES
BAGÉ, 2019.
I – OBJETIVOS
Objetivo geral:
Determinar as vazões e as velocidades de líquidos e gases através das metodologias primárias e secundárias e ainda medidores comerciais.
Objetivos específicos:
Circuito de água:
Comparar as medidas de vazão obtidas no reservatório graduado (volume por tempo) com as medidas de vazão calculadas a partir das medidas de velocidade do tubo de Pitot.
Comparar as medidas de vazão obtidas no reservatório graduado (volume por tempo) com as medidas de vazão calculadas a partir das medidas de velocidade do tubo de Venturi e placa de orifício.
Comparar as medidas de vazão obtidas no reservatório graduado (volume por tempo) com as medidas de vazão calculadas a partir das medidas de vazão obtidas a partir do rotâmetro e hidrômetro.
Circuito de ar:
Comparar as medidas de vazão obtidas pelo anemômetro com as medidas de vazão calculadas a partir das medidas de velocidade obtidas pelo tubo de Pitot.
Comparar as medidas de vazão obtidas pelo anemômetro com as medidas de vazão calculadas a partir das medidas de velocidade obtidas pelo tubo de Venturi e placa de orifício.
II – NOMENCLATURA
v= velocidade (m/s)
D1 e D2= diâmetros(m)
ρ= densidade(kg/m³)
ρm= densidade do fluido manométrico(kg/m³)
cv,cp e c0= coeficientes de ajustes(adimensionais)
Re= número de Reynolds(adimensional)
μ= viscosidade(Pa.s)
III – INTRODUÇÃO
A partir dos estudos feitos em aula, o relatório pretende exemplificar os conceitos de Tubo de Pitot, Tubo de Venturi e placa de orifício e suas aplicações no cotidiano, juntamente com medidores comerciais do tipo rotâmetro, hidrômetro e anemômetro. O Tubo de Pitot é um instrumento de medição de velocidade de fluídos em laboratórios de hidráulica e aerodinâmica. Esse mecanismo também pode ser utilizado na medição da vazão de um rio, por exemplo, sabendo a área em que a água escoa e medindo a velocidade da água. O Tubo de Venturi parte da mesma ideia, medir a velocidade e a vazão de um fluído, porém utiliza-se da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Essa variação implica que se o fluxo do fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui, consequentemente sua velocidade aumenta, assim respeitando o teorema da conservação de energia, aumentando-se a energia cinética(aumento da velocidade) a energia que deriva da pressão diminui. O rotâmetro é um dispositivo utilizado para medir a vazão de fluídos, já o anemômetro e hidrômetro são utilizados para medir a velocidade do ar e da água respectivamente. Em seguida, será abordado os dados e conclusões tiradas a partir dos experimentos em questão, exemplificando os conceitos explanados anteriormente.
IV – MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para esse experimento foram os seguintes:
Anemômetro;
Cronômetro;
Hidrômetro;
Placa de orifício;
Rotâmetro;
Tubo de Pitot;
Tubo de Venturi;
Colunas manométricas em “ U” e inclinada
Os procedimentos experimentais foram divididos em duas partes, em um primeiro momento obteve-se os dados referentes ao circuitos da água e após ao circuito do ar.
Circuito da água:
Verificar os níveis dos manômetros em U;
Ligar a bomba centrífuga e a válvula de bloqueio;
Ajustar a vazão a partir da válvula de regulagem de vazão e do rotâmetro;
Para valores pré-definidos de vazão lidos no rotâmetro, anotar: os Δh’s dos manômetros em U e as vazões registradas no hidrômetro e no reservatório graduado (volume por tempo);
Medir a temperatura da água.
Circuito de ar:
Verificar os níveis das colunas manométricas (manômetro) em U e inclinado;
Ligar o soprador;
Ajustar a vazão a partir da potência nominal do soprador (painel elétrico);
Para valores pré-definidos de potência nominal do soprador, anotar: os Δh’s dos manômetros em U e inclinado e a velocidade registrada pelo anemômetro;
Medir a temperatura do ar.
Considerando a água e o ar como fluidos incompressíveis, utilizou-se as seguintes equações para a realização dos cálculos.
Tubo de Venturini:
v_ =c_v/√(1-〖(D2/D1)〗^4 ) √((2(p1-p2))/ρ) Eq 1
Tubo de Pitot:
v_ =C_P √((2(p2-p1))/ρ) Eq 2
Placa de Orifício:
v_ =C_o/√((2(p1-p2))/ρ) Eq 3
O número de Reynolds,dado pela equação 4,foi utilizado para determinar os coeficientes de ajuste cv,cp e co.
Re=ρvD/μ Eq 4
Tubo
...