TRANSMISSÃO DE CALOR POR RADIAÇÃO
Projeto de pesquisa: TRANSMISSÃO DE CALOR POR RADIAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnneCruz • 9/6/2014 • Projeto de pesquisa • 5.150 Palavras (21 Páginas) • 345 Visualizações
CEFET/SC
UNIDADE DE SÃO JOSÉ
CURSO TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO E CONDICIONAMENTO DE AR
TRANFERÊNCIA DE CALOR (TCL)
Volume IV
Prof. Carlos Boabaid Neto
ÍNDICE
Página
CAPÍTULO 5 - TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO 03
5.1 - A transmissão de calor por radiação 03
5.2 - Cálculo da transferência de calor por radiação 05
5.3 - Blindagem de radiação 13
5.4 - O coeficiente de transferência de calor por radiação 13
5.5 - Efeito da radiação nas medições de temperatura 15
5.6- Radiação solar 16
Exercícios 17
CAPÍTULO 5 - TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO
5.1 - A TRANSMISSÃO DE CALOR POR RADIAÇÃO.
5.1.1 - Fundamentos físicos
Na praia, em um dia de Sol intenso, pode-se sentir claramente o quanto o Sol aquece a Terra. Sabemos que a distância entre a Terra e o Sol é muito grande, cerca de 150.000.000 (150 milhões) de quilômetros. Entre a Terra e o Sol praticamente não existe matéria: o espaço é um vácuo quase perfeito. Mesmo assim, o calor gerado no Sol chega até nós. Essa transmissão de energia se dá por meio de ondas eletromagnéticas, mais especificamente, através da Radiação Térmica. A radiação térmica é apenas um dos tipos de radiação eletromagnética.
Espectro eletromagnético. As ondas eletromagnéticas são uma manifestação de energia, mais precisamente, uma manifestação de transmissão de energia. Por exemplo, ondas de rádio e televisão, raios X, etc. Os vários "tipos" de ondas estão relacionados com o comprimento dessa onda, como se pode ver pelo espectro eletromagnético mostrado na Figura 5.1.
Para uma radiação se propagando através de um determinado meio, a relação entre o comprimento de onda (*)e sua frequência (f) é dado pela equação:
onde a constante c representa a velocidade de propagação da luz nesse meio. Para o vácuo, c vale 2,998 x 108 m/s.
Os comprimentos de onda pequenos, como os raios gama, raios X e radiação ultravioleta (UV), são muito energéticas, e muito utilizadas em física e energia nuclear. As ondas de grande comprimento, como as ondas de rádio, também conhecidas de microondas, são de interesse da engenharia eletrônica, e muito utilizadas para transmissão de rádio e TV, e também para comunicação via satélite. Essas ondas são menos energéticas.
No entanto, é a porção intermediária do espectro, que vai de aproximadamente 0,1 a 100 *m, e que inclui uma parcela da radiação ultravioleta (UV), todo o espectro de radiação (luz) visível (0,35 a 0,75 *m) e todo o espectro de radiação infravermelha (IR), e que é conhecida como Radiação Térmica, a parcela que interessa à Transmissão de Calor.
Radiação Térmica. É a radiação eletromagnética emitida pela matéria em função de sua temperatura.
Neste momento, radiação térmica está sendo emitida por toda matéria que está a sua volta: as paredes da sala, os móveis, o próprio ar ambiente, outras pessoas. De fato, todas as formas de matéria emitem radiação.
O mecanismo físico responsável por esta emissão de energia está relacionado com as oscilações e transições (alterações de posição) dos elétrons que constituem a matéria. Estas oscilações, por sua vez, são mantidas pela energia interna, e em consequência, pela temperatura da matéria. Quanto maior a temperatura, maior o nível de oscilações dos elétrons, e maior a energia emitida na forma de radiação térmica.
Figura 5.1 - Espectro da radiação eletromagnética
5.1.2 - Definição
Do exposto anteriormente, vem então a definição:
A transmissão de calor por radiação é a transferência de calor por intermédio de ondas eletromagnéticas (radiação).
Duas conclusões muito importantes são tiradas:
* ao contrário da condução e convecção, não há necessidade de um meio material para ocorrer a transferência de calor por radiação; esta pode ocorrer até mesmo no vácuo;
* qualquer corpo emite calor por radiação; quanto mais quente estiver o corpo, maior a quantidade de calor emitida por ele;
5.1.3 - Propriedades dos materiais em relação à radiação
Quando uma energia radiante atinge a superfície de um corpo, parte da energia total é refletida, parte é absorvida, e parte é transmitida através do corpo (ver Figura 5.2).
Considerando:
* - fração de energia refletida (refletividade)
* - fração de energia absorvida (absortividade)
* - fração de energia transmitida através do corpo (transmissividade)
Figura 5.2 - Comportamento dos materiais em relação à radiação
Aplicando o princípio da conservação da energia, tem-se que:
A refletividade, absortividade e a transmissividade são propriedades térmicas dos materiais.
A maioria dos corpos sólidos não transmitem radiação térmica (são opacos à esta radiação). Sendo assim, para muitos problemas aplicados, a transmissividade pode ser considerada igual a zero (* = 0). Assim,
(5.1)
5.2
...