TRANSPORTE DE CARGAS
Por: bcaamila • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.560 Palavras (7 Páginas) • 389 Visualizações
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
TRANSPORTE DE CARGAS
BRENNO MAZARO
CAMILA DE OLIVEIRA BARBOSA
LILIAN LEAL PEIXOTO
MARIA LUIZA SUTIL
1ª FASE ENGENHARIA CIVIL
LAGES
MARÇO/2016
SUMÁRIO
1 Introdução..........................................................................................3
2 TRANSPORTE CORRETO DE CARGAS................................................4
3 RISCOS PARA A SAÚDE........................................................................4
- Prevenção de lesões e acidentes..........................................................5
- EQUIPAMENTOS AUXILIARES NO TRANSPORTE DE CARGAS........7
- CONCLUSÃO.........................................................................................10
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................11
- INTRODUÇÃO
A “movimentação manual de cargas” pode ser definida como sendo: qualquer operação de transporte ou sustentação de uma carga que, devido às suas características ou a condições ergonômicas desfavoráveis, compromete riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
O transporte de cargas é sabidamente uma das primeiras atividades humanas: o homem para sustentar a família precisava caçar e então o resultado dessa atividade era esse transporte manual da caça morta para a habitação da família. Quando passou a residir fora das cavernas também transportavam os materiais de construção manualmente. Não há registros dos primeiros transportes que não fossem através do homem.
Sabe-se da história que foram sendo empregados roletes, feitos de troncos de árvores, onde a carga depositada sobre os mesmos era empurrada reduzindo assim o esforço manual. Assim, os humanos passaram a criar meios de transporte que não fossem nas costas dos trabalhadores a partir do momento em que essas passaram a ter maiores dimensões e pesos.
Neste trabalho iremos tratar de forma prática sobre as questões que envolvem os transportes de forma correta garantindo eficiência no serviço e também voltada para o tema segurança do trabalho, visando à saúde e segurança dos funcionários.
- TRANSPORTE CORRETO DE CARGAS
Quando numa empresa existem trabalhadores responsáveis pela movimentação manual de cargas, é necessário tomar algumas medidas, no intuito de salvaguardar a segurança e saúde dos trabalhadores. A FUNDACENTRO, única entidade governamental do Brasil que atua em pesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde dos trabalhadores, elaborou a seguinte tabela com recomendações para o levantamento de carga por trabalhadores da construção civil:
IDADE | HOMENS | MULHERES |
18 a 35 anos | 40 Kg | 20 Kg |
16 a 18 anos | 16 Kg (ou 40% do peso indicado para adultos) | 8 Kg (50% do valor indicado para o homem) |
menos de 16 anos | proibido o levantamento de carga | proibido o levantamento de carga |
Assim sendo, também é necessário ter em consideração os seguintes pontos:
• Características e tipo de carga que é necessário movimentar / transportar;
• Esforço físico exigido na tarefa;
• Condições físicas dos trabalhadores;
• Exigências específicas de cada atividade em particular;
3. RISCOS PARA A SAÚDE
O transporte manual de cargas pesadas implica o desenvolvimento de esforço muscular, conduzindo à fadiga. A fadiga pode provocar uma redução da eficiência do trabalho, redução essa que, em casos extremos, leva à ocorrência de acidentes de trabalho. Simultaneamente, o transporte de objetos pesados e/ou volumosos pode causar outro tipo de efeitos sobre o corpo humano: as doenças. Condições como a ciática, deslocações da hérnia discal, rupturas de ligamentos, lesões musculares ou das articulações acarretam incômodos para trabalhadores e empregadores, implicando, além do óbvio sofrimento, deslocações a médicos, pedidos de baixas e custos com recuperações, substituições de funcionários, etc...
3.1 Prevenção de lesões e acidentes
A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem algumas regras básicas, dentre elas:
- Limite de peso – Na posição agachada a carga a ser pega do chão: 18 kg; Nas melhores condições: 25 kg (carga elevada, próxima do corpo, com boa pega, sem rotação lateral do tronco, pequena distância vertical entre a origem e o destino, menos que uma vez a cada 5 min); Fora das condições acima: calcular o limite de peso recomendado utilizando o critério do NIOSH (National Institute Of Occupation Saffety and Heath:Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional); Quando as cargas mais pesadas (mais de 10 Kg) forem elevadas por apenas uma das mãos, a clínica Del Lavoro, Itália, sugere multiplicar o valor encontrado por 0,6.
- Técnicas para se fazer esse esforço: a mais adequada é aquela que você tiver mais prática; não há problemas em pegar uma carga de até 18 kg do chão com as costas arqueadas; também não há problema em pegar essa mesma carga agachado. Respeite as características individuais: se você já teve dor nas costas, provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho, provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas. Quando a carga for muito volumosa, a melhor técnica é semi–agachada onde você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco.
- Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos. Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais.
- Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais, cargas próximas do corpo, a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega. Caso seja mais freqüente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só, os limites podem ser bem menores.
- Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido e fletido. Isso pode acarretar sérias consequências para sua coluna, inclusive com risco de hérnia de disco.
- Ao pegar uma carga, enrijeça os músculos, de forma que eles, de antemão, estejam preparados para o valor da carga que será levantado.
- Controle as condições do piso. Muito cuidado com escadas, com locais acidentados e, ao transportar cargas muito volumosas, que comprometem sua visibilidade.
- Ao carregar uma carga, nunca coloque sobre a cabeça, cargas compactas (tipo bateria de carro) podem ser melhor carregadas junto ao ombro, porém sem apoiar sobre o mesmo. Prefira dois volumes, com alça, carregando-os um de cada lado do corpo.
- Avaliar a real capacidade para levantar aquele peso.
- Antes de pegar um peso, enrijecer a coluna, de forma a colocar os músculos em condições prévias de boa capacidade para realizar o esforço a que se propõe.
- Preferir pegar um peso de cada lado do corpo, do que o peso de um só lado.
- Ao pegar uma carga mais pesada, respirar fundo e prender a respiração (este aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna).
- Certificar–se das condições do piso, a fim de evitar tropeções e escorregões enquanto transporta a carga.
- Na medida do possível deve–se carregar a carga com os membros superiores estendidos para baixo junto do corpo evitando-se fletir o antebraço sobre o braço;
[pic 1]
- EQUIPAMENTOS AUXILIARES NO TRANSPORTE DE CARGAS
Uma forma eficaz de prevenir os riscos na movimentação manual de cargas é a utilização de equipamentos auxiliares de carga, que podem ser de vários tipos, de acordo com o tipo de carga a transportar.
• Carrinho de Mão: Existem vários tipos, podendo ser de um ou dois eixos, com uma, duas, três ou quatro rodas. São utilizados no transporte de materiais e objetos mais ou menos volumosos ou pesados em curtos trajetos.
...