TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE DE CARGAS

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

        

TRANSPORTE DE CARGAS

BRENNO MAZARO

CAMILA DE OLIVEIRA BARBOSA

LILIAN LEAL PEIXOTO

MARIA LUIZA SUTIL

1ª FASE ENGENHARIA CIVIL

LAGES

MARÇO/2016

SUMÁRIO

1        Introdução..........................................................................................3

2        TRANSPORTE CORRETO DE CARGAS................................................4

3         RISCOS PARA A SAÚDE........................................................................4

  1. Prevenção de lesões e acidentes..........................................................5
  1. EQUIPAMENTOS AUXILIARES NO TRANSPORTE DE CARGAS........7
  2. CONCLUSÃO.........................................................................................10
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................11



  1. INTRODUÇÃO

A “movimentação manual de cargas” pode ser definida como sendo: qualquer operação de transporte ou sustentação de uma carga que, devido às suas características ou a condições ergonômicas desfavoráveis, compromete riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

O transporte de cargas é sabidamente uma das primeiras atividades humanas: o homem para sustentar a família precisava caçar e então o resultado dessa atividade era esse transporte manual da caça morta para a habitação da família. Quando passou a residir fora das cavernas também transportavam os materiais de construção manualmente. Não há registros dos primeiros transportes que não fossem através do homem.

Sabe-se da história que foram sendo empregados roletes, feitos de troncos de árvores, onde a carga depositada sobre os mesmos era empurrada reduzindo assim o esforço manual. Assim, os humanos passaram a criar meios de transporte que não fossem nas costas dos trabalhadores a partir do momento em que essas passaram a ter maiores dimensões e pesos.

Neste trabalho iremos tratar de forma prática sobre as questões que envolvem os transportes de forma correta garantindo eficiência no serviço e também voltada para o tema segurança do trabalho, visando à saúde e segurança dos funcionários.


  1. TRANSPORTE CORRETO DE CARGAS

Quando numa empresa existem trabalhadores responsáveis pela movimentação manual de cargas, é necessário tomar algumas medidas, no intuito de salvaguardar a segurança e saúde dos trabalhadores. A FUNDACENTRO, única entidade governamental do Brasil que atua em pesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde dos trabalhadores, elaborou a seguinte tabela com recomendações para o levantamento de carga por trabalhadores da construção civil:

IDADE

HOMENS

MULHERES

18 a 35 anos

40 Kg

20 Kg

16 a 18 anos

16 Kg (ou 40% do peso indicado para adultos)

8 Kg (50% do valor indicado para o homem)

menos de 16 anos

proibido o levantamento de carga

proibido o levantamento de carga

Assim sendo, também é necessário ter em consideração os seguintes pontos:

• Características e tipo de carga que é necessário movimentar / transportar;

• Esforço físico exigido na tarefa; 

• Condições físicas dos trabalhadores;

• Exigências específicas de cada atividade em particular;

3. RISCOS PARA A SAÚDE

O transporte manual de cargas pesadas implica o desenvolvimento de esforço muscular, conduzindo à fadiga. A fadiga pode provocar uma redução da eficiência do trabalho, redução essa que, em casos extremos, leva à ocorrência de acidentes de trabalho. Simultaneamente, o transporte de objetos pesados e/ou volumosos pode causar outro tipo de efeitos sobre o corpo humano: as doenças. Condições como a ciática, deslocações da hérnia discal, rupturas de ligamentos, lesões musculares ou das articulações acarretam incômodos para trabalhadores e empregadores, implicando, além do óbvio sofrimento, deslocações a médicos, pedidos de baixas e custos com recuperações, substituições de funcionários, etc...

3.1 Prevenção de lesões e acidentes

A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem algumas regras básicas, dentre elas:

  1. Limite de peso – Na posição agachada a carga a ser pega do chão: 18 kg; Nas melhores condições: 25 kg (carga elevada, próxima do corpo, com boa pega, sem rotação lateral do tronco, pequena distância vertical entre a origem e o destino, menos que uma vez a cada 5 min); Fora das condições acima: calcular o limite de peso recomendado utilizando o critério do NIOSH (National Institute Of Occupation Saffety and Heath:Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional); Quando as cargas mais pesadas (mais de 10 Kg) forem elevadas por apenas uma das mãos, a clínica Del Lavoro, Itália, sugere multiplicar o valor encontrado por 0,6.

  1. Técnicas para se fazer esse esforço: a mais adequada é aquela que você tiver mais prática; não há problemas em pegar uma carga de até 18 kg do chão com as costas arqueadas; também não há problema em pegar essa mesma carga agachado. Respeite as características individuais: se você já teve dor nas costas, provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho, provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas. Quando a carga for muito volumosa, a melhor técnica é semi–agachada onde você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco.

  1. Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos. Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais.
  1. Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais, cargas próximas do corpo, a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega. Caso seja mais freqüente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só, os limites podem ser bem menores.
  1. Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido e fletido. Isso pode acarretar sérias consequências para sua coluna, inclusive com risco de hérnia de disco.
  1.  Ao pegar uma carga, enrijeça os músculos, de forma que eles, de antemão, estejam preparados para o valor da carga que será levantado.
  1. Controle as condições do piso. Muito cuidado com escadas, com locais acidentados e, ao transportar cargas muito volumosas, que comprometem sua visibilidade.
  1. Ao carregar uma carga, nunca coloque sobre a cabeça, cargas compactas (tipo bateria de carro) podem ser melhor carregadas junto ao ombro, porém sem apoiar sobre o mesmo. Prefira dois volumes, com alça, carregando-os um de cada lado do corpo.
  1. Avaliar a real capacidade para levantar aquele peso.
  1. Antes de pegar um peso, enrijecer a coluna, de forma a colocar os músculos em condições prévias de boa capacidade para realizar o esforço a que se propõe.
  1. Preferir pegar um peso de cada lado do corpo, do que o peso de um só lado.
  1. Ao pegar uma carga mais pesada, respirar fundo e prender a respiração (este aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna).
  1. Certificar–se das condições do piso, a fim de evitar tropeções e escorregões enquanto transporta a carga.
  1. Na medida do possível deve–se carregar a carga com os membros superiores estendidos para baixo junto do corpo evitando-se fletir o antebraço sobre o braço;

[pic 1]

  1. EQUIPAMENTOS AUXILIARES NO TRANSPORTE DE CARGAS

Uma forma eficaz de prevenir os riscos na movimentação manual de cargas é a utilização de equipamentos auxiliares de carga, que podem ser de vários tipos, de acordo com o tipo de carga a transportar.

• Carrinho de Mão: Existem vários tipos, podendo ser de um ou dois eixos, com uma, duas, três ou quatro rodas. São utilizados no transporte de materiais e objetos mais ou menos volumosos ou pesados em curtos trajetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (151.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com