TRANSPORTE ESTRANGEIRO
Tese: TRANSPORTE ESTRANGEIRO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagohoffmann • 12/6/2014 • Tese • 3.194 Palavras (13 Páginas) • 290 Visualizações
INTRODUÇÃO.
Neste trabalho vamos ver como surgiu cada meio de transporte e vamos conseguir identificar muitos benefícios que o desenvolvimento do transporte nos trouxe, como também podemos perceber que alguns problemas antigos continuam a acontecer. Entre problemas e soluções que atravessam décadas, ficamos cada vez mais dependentes dos meios de transporte, que desde os primórdios é responsável pelo desenvolvimento econômico, social e político do mundo.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO
A descoberta da roda foi o inicio para o desenvolvimento do transporte mundial. Com o uso de rodas feitas com madeira, já era possível, realizar transportes de cargas por volta do 5° milênio, o que contribui muito para evolução da das atividades econômicas da época.
No antigo Egito, houve uma evolução no projeto da roda, e surgiram então os carros de guerra, porem com esta evolução, se viu necessária a construção de estradas para melhor desempenho e durabilidade destes carros. Porem o interesse na construção destas novas estradas deixou de ser apenas para conservação e desempenho dos veículos, e passou a ser necessário para uso da movimentação das tropas nas guerras, e com o aumento destas estradas, também começaram a surgir arrecadações de mais impostos.
Para aproveitar melhor as estradas, foi criado pelo Imperador Augusto, de Roma, o sistema de correio humano, regulamentado por lei e controlado pelo Estado, neste, funcionários usavam carros para transportar encomendas e noticias, deste modo, se viu necessário criar pontos de demarcação nas estradas, para controlar o percurso seguido por estes funcionários, hoje denominamos este por Km/Milhas.
A agricultura de beneficiou muito com a invenção dos carros, Pois através deles, foi criadas carroças para realizar o trabalho, por estas serem de fácil domínio de apropriada para trechos e caminhos sem terraplanagem.
Quanto aos carros, ficou evidenciada pela primeira vez, a preocupação em automatizar estes veículos, foi deste modo, que Nicolas Joseph Cugnot concebeu o primeiro carro movido a vapor, no ano1770. A máquina tinha como meta transportar os canhões de guerra ate os campos de batalha, e como inicialmente a guerra novamente e o motivo da evolução do veiculo. A partir deste ponto, os franceses tomaram a frente no desenvolvimento de novos projetos.
Foi no século XIX, que surgiu o 1° carro popular, o CABRIOLÈ, com preço acessível, este era utilizado como meio de transporte. Este era tão popular que causou congestionamentos nas ruas de paris. Em 1839, o Barão de Rio Bonito, enviou um Cabriolé para o Rio de Janeiro, o que deu inicio a era motorizada no Brasil, que mais tarde se tornaria o caos do transito que vemos hoje, junto com o CABRIOLÈ, o CUPÊ, foi outro veiculo responsável por causar mudanças no rio de janeiro. Também originário da França, inicialmente este era usado só por membros do governo, depois de modificados pela empresa Carneiro e Marinhas passou a atender o transporte de passageiros.
O primeiro bonde no Brasil foi inaugurado em 1859 e em 1862 a força animal foi substituída pela força do vapor, dando início a mais uma etapa no desenvolvimento do transporte rodoviário.
Logo depois da descoberta do carro a vapor, o progresso avançou um pouco mais, a Companhia de Ferro-Carril do Jardim Botânico, inaugurou o primeiro bonde elétrico de toda América do Sul, o carro de n°104, em 08 de outubro de 1892.
Em 1896 a Companhia Ferro-Carril Carioca, contando com o aproveitamento do antigo aqueduto colonial como via de acesso, conseguiu implantar no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro a eletrificação dos bondes, que apesar da pressão para que fossem interrompidos, resistem até hoje.
Já Em São Paulo, os bondes começaram a circular em 1900, a empresa responsável por colocá-los em funcionamento foi a Companhia Viação Paulista, que mais tarde veio a falir em 1901, tendo seus bens adquiridos pela Empresa Light.
O primeiro ônibus a gasolina do mundo entrou em circulação em 1895, criado por Karl Bens, percorria o trajeto do vilarejo de uma cidade alemã. O motor ficava na dianteira e seu desempenho era precário, chegando ao ponto dos passageiros terem que empurrá-lo quando o percurso atingia alguma parte inclinada da estrada.
Para inovar foi criado o modelo de ônibus Wolseley, que tinha o diferencial de comportar o motor debaixo do assento do motorista, disponibilizando assim, mais espaço para os passageiros.
O primeiro serviço regular de ônibus a gasolina no Brasil foi realizado em 1908, e a responsabilidade pela sua mecânica era do fabricante Daimler, com carroceria de origem francesa. Já o serviço de ônibus elétrico, foi aprovado em 1917 e inaugurado em 1918, permanecendo em circulação até 1928.
Na época da 2° guerra mundial, com a escassez de combustível, , os fabricantes começaram a buscar por alternativas para manter as frotas rodando. E começou a ser usado gás como combustível, fica a informação de que durante os anos de 1939 a 1945, período em que a guerra durou, o gás foi utilizado nos veículos como alternativa de combustível, sem registros de acidentes graves.
TRANSPORTE AÉREO
O começo da ocupação do espaço aéreo se deu em por volta de 1709, e como um dos pioneiros na área estava o brasileiro Bartolomeu de Gusmão. Com o nome de Passarola, o balão levantou voo e percorreu 1 km, tornando-se o primeiro em muitas décadas a invadir os céus e marcar o início do que seria mais tarde, o começo de uma nova modalidade de transporte, o aéreo.
Após a invenção de Bartolomeu, Joseph e Ettiénne Motgolfier, construíram o primeiro balão movido a ar quente tripulado em 1783, seu voo durou incríveis 25 minutos a uma altitude de 100m, aterrissando a mais de 9 km do local de partida.
Após a consagração do voo dos balões, enumeras outras tentativas foram realizadas no sentido de desenvolver projetos voltados ao voo. Este foi o início para modernização dos balões, onde a preocupação inicial era a de encontrar meios em controlar seu trajeto.
O primeiro balão dirigível foi construído por Henry Giffard que utilizou um motor a vapor de 3cv, o modelo contava com três pás de hélice e atingia a velocidade de 11km/h, este acontecimento foi um marco na aviação mundial.
Após a modernização dos balões, surgiu o helicóptero,
...