TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERROS SANITÁRIOS
Por: luuborba • 24/9/2018 • Resenha • 718 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
Aluna: Luana Borba Teixeira de Carvalho
TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERROS SANITÁRIOS
A palestra denominada Tratamento de Lixiviado de Aterros Sanitários foi ministrada pelo Professor Erimar Pontes com o objetivo de abordar métodos de tratamento para os lixiviados, gerados pela decomposição dos resíduos, em aterros e, dessa maneira, mostrar as soluções e alternativas disponíveis para essa problemática.
Primeiramente, apresentou-se uma introdução sobre o panorama histórico do Brasil. Na questão dos resíduos sólidos, comentou-se sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que dentre muitas resoluções, determinava a extinção dos lixões, nas cidades brasileiras, até o ano de 2014. Porém, sendo uma realidade que sabemos que não foi alcançada. Além disso, um mapa da taxa de coleta do Brasil, considerando a população total (urbana e rural) e um mapa da disposição final do Brasil foram mostrados, onde pode-se observar que Manaus apresenta uma porcentagem de 85% a 100% de coleta e possui um aterro sanitário, o que, novamente, sabemos que é uma realidade equivocada visto que Manaus não possui um aterro sanitário.
Em seguida, definiu-se lixão, aterro controlado e aterro sanitário. Lixão é uma forma de disposição final inadequada dos resíduos sólidos, pois se caracteriza pela disposição de resíduos sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O aterro controlado é, também, uma forma inadequada de dispor os resíduos, visto que não há um controle e cuidado de impermeabilização do solo e da captação dos gases, fazendo-se apenas um recobrimento dos resíduos com material inerte diariamente. Já o aterro sanitário é a forma adequada de disposição final, possui uma técnica que não causa danos ou riscos a saúde pública e ao meio ambiente, através do tratamento do chorume, captação e queima de gases, impermeabilização do solo e recobrimento do lixo depositado diariamente, porém possui vida útil de curta duração, exige grandes extensões de terra e controle e manutenção constantes.
A partir desse embasamento, pode-se dar início a explicação sobre o lixiviado e seus métodos de tratamento. O resíduo líquido gerado da decomposição do material putrescível presente no lixo é denominado chorume, sendo também conhecido por lixiviado, o chorume é somente o líquido proveniente da decomposição da matéria orgânica, e os lixiviados são a solução do chorume e água, de origem superficial (chuva ou escoamento) ou subterrânea (infiltração). Foram mostrados três métodos de tratamento desses lixiviados:
- Transferência de Lixiviados: recirculação – possuindo algumas vantagens como a aceleração da degradação anaeróbica dos resíduos, porém algumas desvantagens como o aumento do teor de sais e amônia do chorume e nos níveis de toxicidade – e tratamento combinado (Biológicos e Físico-químicos);
- Processos Biológicos: podendo ser aeróbios e anaeróbios. Comentou-se sobre as lagoas de estabilização, que fazem a remoção da carga orgânica e redução de coliformes fecais, possuindo custos operacionais e de manutenção mínimos, porém possuem baixa eficiência no tratamento e ainda a maioria dos projetistas as dimensionam a partir dos parâmetros que devem ser considerados para lagoas que tratam somente esgoto doméstico.
- Processos Físicos e Químicos: foi dado como exemplo a coagulação e floculação, que são processos utilizados para promover a clarificação de efluentes que contem sólidos em suspensão e partículas coloidais, que não podem ser separados por processos físicos de remoção. Além de outros processos como POA, PSM e adsorção.
Além desses três métodos, o professor fez uma breve abordagem sobre a alternativa de tratar o lixiviado combinado com o esgoto sanitário, a fim de reduzir custos e tendo em vista que o lixiviado continua sendo gerado por cerca de 50 anos após o encerramento do aterro. O desafio nessa metodologia seria determinar a proporção adequada de esgoto e de lixiviado para o processo de tratamento em cada situação, precisando ser realizado um estudo em escala de bancada para a determinação dessas proporções, sendo mostrados exemplos de aterros que utilizam esse método de combinação para o tratamento do lixiviado.
...