Taxa efetiva
Abstract: Taxa efetiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Matgarcia • 21/9/2014 • Abstract • 340 Palavras (2 Páginas) • 530 Visualizações
Taxa Efetiva
É a taxa resultante da aplicação periódica do juro previsto na taxa nominal, a taxa de juros expressa em um período igual ao da formação e incorporação de juros ao capital. A taxa efetiva poderá ser definida como taxa equivalente, desde que, pelo menos uma seja referida ao período de capitalização efetivamente praticado, assim a taxa efetiva anual, num processo de capitalização dos juros, referente aos períodos de tempo em que o tempo global (ano) foi subdividido (mensal, trimestral, semestral, etc.), para efeito de cálculo dos juros. Ao fim de cada período de tempo o capital aplicado vence juros. Quando o capital é aplicado podem ser negociadas basicamente de duas formas de liquidação dos juros vencidos:
• Capitalização em regime de juros simples;
• Capitalização em regime de juros compostos.
Taxa Efetiva Real
A taxa real é aquela que apura o efeito da inflação no período. Dependendo dos casos, a taxa real pode assumir valores negativos. Podemos afirmar que a taxa real corresponde à taxa efetiva corrigida pelo índice inflacionário do período.
Existe uma relação entre a taxa efetiva, a taxa real e o índice de inflação no período. Vejamos:
1+ief=(1+ir )(1+iinf )
Onde,
ief→é a taxa efetiva
ir→é a taxa real
iinf→é a taxa de inflação no período
Exemplo
Certa aplicação financeira obteve rendimento efetivo de 6% ao ano. Sabendo que a taxa de inflação no período foi de 4,9%, determine o ganho real dessa aplicação.
Solução: A solução do problema consiste em determinar o ganho real da aplicação corrigido pelo índice inflacionário do período, ou seja, determinar a taxa real de juros dessa aplicação financeira.
Aplicando a fórmula que relacionam os três índices, teremos:
Portanto, o ganho real dessa aplicação financeira foi de 1% ao ano.
Taxa Efetiva Nominal
A taxa nominal é aquela em que o período de formação e incorporação dos juros ao capital não coincide com aquele a que a taxa está referida.
Exemplos:
a) Uma taxa de 12% ao ano com capitalização mensal.
b) 5% ao trimestre com capitalização semestral.
c) 15% ao s
...