Tcc de engenharia civil
Por: camyllajapa • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.225 Palavras (13 Páginas) • 1.011 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC
Isabela Lima Santana de Azevedo
O USO DE SOLO CIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Feira de Santana
2014
ISABELA LIMA SANTANA DE AZEVEDO[pic 2]
O USO DE SOLO CIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho solicitado como pré-requisito para avaliação na disciplina TCC I, do curso de engenharia civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana - BA, 9° Semestre.
Orientadora: Profª. Veruska Rangel
Feira de Santana
2014
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................... | 4 |
2 OBJETIVOS......................................................................................................................... | 5 |
2.1 Objetivo Geral.................................................................................................................... | 5 |
2.2 Objetivos Específicos......................................................................................................... | 5 |
3 PROBLEMA.......................................................................................................................... 4 HIPÓTESE ..................................................................................................................... 5 JUSTIFICATIVA.................................................................................................................... | 6 7 8 |
6 METODOLOGIA .......................................................................................................... 7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................................ REFERENCIAS ................................................................................................................ | 9 10 17 |
- INTRODUÇÃO
Sistemas de construção de solo-cimento podem minimizar danos ambientais, baratear e dar mais agilidade às obras. A técnica é o resultado da mistura homogênea de solo, cimento e água em proporções previamente determinadas, depois compactadas na forma de tijolos, blocos ou paredes monolíticas. Desde que bem executado, o componente apresenta boa durabilidade e resistência à compressão. (FIQUEROLA, 2004)
Este material de construção vem suprir boa parte das necessidades de instalações econômicas na maioria das regiões rurais e suburbanas no Brasil.
O uso do solo-cimento no Brasil vem, desde 1948, ajudando na satisfação de tais necessidades, encontrando-se hoje já bastante difundido. (FERREIRA FILHO, 2010).
2 OBJETIVOS
- Geral
Verificar as vantagens do uso de solo-cimento na construção civil.
- Específicos
- Apresentar a utilização da alvenaria de solo cimento nas construções atuais.
- Identificar como são feitos os blocos e as paredes de solo cimento.
- Analisar a resistência e a impermeabilização nas construções.
3 PROBLEMA
Quais motivos influenciam na rotatividade do material nas construções desenvolvidas a partir do solo-cimento?
4 HIPÓTESE
Esse material é pouco produzido, ao mesmo tempo tem penetração limitada no mercado da construção civil, principalmente nas regiões sul e sudeste do país; além de não ter nenhum incentivo governamental para que possa ser produzido em escala. Sendo assim, a produtividade do solo-cimento é menor do que a esperada, minimizando ainda mais sua utilização.
5 JUSTIFICATIVA
Tendo em vista o desafio de minimizar o volume de materiais, reduzir os custos para obter maiores lucros e preservação ambiental, a utilização de solo-cimento nas construções atuais poderá ser um grande aliado. Além disso, o processo construtivo do solo-cimento é muito simples, podendo ser rapidamente assimilado por mão-de-obra não qualificada.
É um material de boa resistência e perfeita impermeabilidade, resistindo ao desgaste do tempo e à umidade, facilitando a sua conservação. A aplicação do chapisco, emboço e reboco são dispensáveis, devido ao acabamento liso das paredes monolíticas, em virtude da perfeição das faces (paredes) prensadas e a impermeabilidade do material, necessitando aplicar uma simples pintura com tinta à base de cimento, aumentando mais a sua impermeabilidade, assim como o aspecto visual, conforto e higiene (CAMPOS, 2001).
Essa mistura pode desempenhar um papel eficaz na construção civil, ajudando pesquisadores, engenheiros, arquitetos e a própria sociedade a racionalizar materiais e mão de obra que são desafios a serem encarados por todos.
6 METODOLOGIA
A pesquisa a ser desenvolvida terá como objeto de estudo a Qualidade das construções feitas com uso de solo-cimento. O trabalho buscará identificar os fatores que interferem e influenciam na qualidade dos tijolos e paredes de solo-cimento que são utilizados para construção civil.
...