Tecnica De Negociação
Monografias: Tecnica De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosimeiredejesus • 24/7/2013 • 3.317 Palavras (14 Páginas) • 237 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD
Curso Superior: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Polo: FACNET
DISCIPLINA Técnicas de Negociação
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
Semestre 1º
Taguatinga/DF
Março/2013
ATPS - DISCIPLINA: Técnicas de Negociação
Semestre 1º
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Técnicas de Negociação, do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Douglas Duarte Moniz, e professor EAD Joyce Huber.
Taguatinga/DF
Março/2013
SUMÁRIO
1 – ROTEIRO (Etapa 4,Passo 3)__________________________________PÁG. 3-6
2 – TEXTO 1 (Etapa 1, Passo 3)__________________________________PÁG. 7-8
3 – TEXTO 2 (Etapa 2, Passo 2)__________________________________PÁG. 9-11
4– TEXTO 3 (Etapa 3, Passo3)Conclusão_______________________ _PÁG.12-14
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________PÁG. 15
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
1. Esteja preparado
Faça uma pesquisa de mercado e, levando em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais - como bônus, ações e férias. Certifique-se que este "pacote" atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da língua para defender sua proposta, como experiência e competência.
2. Seja firme
A maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis. Evite esta cilada fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.
3. Seja prudente
Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar soluções, não para armar uma batalha.
4. Controle a ansiedade
Deixe a negociação para o fim da entrevista. Deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e então fale sobre valores.
5. Primeiro, a empresa
Quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta. Compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória.
6. "Quanto você tem em mente?"
Para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos. Você pode dizer "Em procuro algo em torno de X reais". Deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.
7. Comece com o tom certo
Deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que você espera o mesmo. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos.
8. Tenha uma carta na manga
Crie possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato podem decidir qual é a mais vantajosa para ambos.
9. Deixe claro seus interesses
A negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas a salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos - como divisão de lucros, ações, bônus, mais responsabilidade, uma agenda de promoções, férias maiores ou horários flexíveis.
10. Foque em um critério
É muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência ou tempo de casa. Procure saber em qual linha você se encaixa na empresa.
Após a negociação, reflita sobre os pontos que você acertou e os que erraram. Com esta auto-análise, o processo será mais tranqüilo da próxima vez.
Você estaria preparado para receber uma resposta negativa?
No momento eu ficaria muito decepcionada, porque eu estava contribuindo muito com a empresa, e estava buscando mais qualificação, iria argumentar, porque eu ajudo a empresa em todos os aspectos, buscaria um acordo salarial, se isso não acontecesse iria ficar na minha e procuraria uma empresa que valorize o meu esforço e quando achasse pediria conta, mais iria agradecer por todas as oportunidades, mas que não dava mais, que havia conseguido uma empresa que valorizava mais o meu trabalho, os meus objetivos e esforços.
Qual seria a sua reação?
Nesse caso eu deveria estar preparado para qualquer tipo de situação, ou seja, qualquer tipo de resposta seja ela positiva ou negativa; ao saber dessa noticia mesmo que a resposta seja um não eu como funcionário devo estar preparado para uma suposta argumentação ou possível negociação, minha reação seria uma conversa para bons resultados para os dois lados, primeiramente perguntaria se haveria um possível aumento, sabendo que terá 50% de sim ou de não. Seguindo nas argumentações, eu falaria que durante todo esse tempo
...