TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Soldagem TIG

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia Da Soldagem TIG. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – IFPE

MECÂNICA INDUSTRIAL

RODRIGO YOSHIO FERREIRA HIRAMINE

SOLDAGEM PELO PROCESSO TIG

Recife

2014

RODRIGO YOSHIO FERREIRA HIRAMINE

SOLDAGEM PELO PROCESSO TIG

Relatório apresentado ao curso técnico de mecânica do Instituto Federal de Pernambuco, para agregação de nota na disciplina Tecnologia da Soldagem e Oxicorte

Professor: Antonio Ferreira da Silva

Recife

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

FUNDAMENTOS DO PROCESSO 2

O PROCESSO TIG 2

OS GASES DE PROTEÇÃO 2

AS FONTES PARA O PROCESSO TIG 2

CORRENTE ELÉTRICA NO PROCESSO TIG 2

OS ELETRODOS PARA O PROCESSO TIG 2

OS METAIS DE ADIÇÃO 2

DEFEITOS DE SOLDAGEM E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS 2

TÉCNICAS DE SOLDAGEM 2

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO 2

SEGURANÇA 2

CONCLUSÃO 2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a soldagem pelo Processo TIG. Em que consiste esse processo, seus fundamentos, os gases de proteção presentes no processo, explanaremos explicações sobre o eletrodo, corrente elétrica e metais utilizadas neste tipo de soldagem. Além disso destacaremos suas principais características e procedimento técnicos empregados na técnica da soldagem por TIG e por fim falaremos sobre segurança.

FUNDAMENTOS DO PROCESSO

O processo de soldagem a arco sob proteção gasosa consiste em um aquecimento localizado da região a se unir, até que esta atinja o ponto de fusão, formando - se então a poça de metal líquido, que receberá o metal de adição também na forma fundida.

A energia necessária para fundir tanto o metal base quanto o metal de adição, é fornecida pelo arco elétrico.

No arco elétrico temos cargas elétricas fluindo entre dois eletrodos através de uma coluna de gás ionizado.

Figura nº 1: Arco elétrico utilizando o argônio como gás de ionização.

Para isolar a região de soldagem dos contaminantes atmosféricos (nitrogênio, oxigênio e umidade), que prejudicam as propriedades mecânicas da junta, são utilizados gases de proteção com características químico-físicas específicas que também ajudam a formar e manter o arco elétrico estável.

A altura do arco elétrico é controlada pela diferença de potencial (voltagem) aplicada entre os eletrodos, no caso do processo MIG/MAG, ou pela distância eletrodo peça no caso do processo TIG, e sua intensidade pela corrente elétrica (amperagem) que se faz fluir através da coluna de gás ionizado (plasma).

O PROCESSO TIG

O processo TIG na maior parte de sua aplicação, é um processo essencialmente manual de soldagem. Aplicado principalmente na soldagem de chapas finas (0,2 a 3,0 mm) de aços ao carbono, aços inoxidáveis, alumínio e suas ligas, cobre e suas ligas, titânio etc..., e onde os requisitos de propriedades mecânicas ou acabamento exigem este tipo de processo de soldagem.

O calor necessário para a realização da operação de soldagem é fornecido pelo arco elétrico que é estabelecido a partir de um eletrodo não consumível de tungstênio puro ou ligado. Para evitar a oxidação deste eletrodo por gases ativos como o CO e o oxigênio, são utilizados neste processo gases inertes puros, combinados ou não. A escolha da proteção ideal depende da espessura e tipo demetal base a ser soldado.

Durante a operação de soldagem manual, após a determinação da corrente de soldagem e vazão de gás, o soldador deve controlar a altura do arco elétrico, a velocidade de soldagem e a alimentação do metal de adição através de varetas.

A figura nº 2 -Esquema do processo TIG.

Figura nº 3: Equipamentos utilizados no processo TIG

A fonte de soldagem fornece corrente (amperagem) constante podendo sercontínua ou alternada. Com corrente contínua deve-se utilizar a polaridade direta,isto é, o eletrodo conectado no polo negativo e a peça no polo positivo. O valor e tipo da corrente dependem da espessura e tipo de metal base a ser soldado.

Na fonte, além do controle do valor da corrente de soldagem, temos o pré – fluxo de gás que determina o intervalo de tempo entre o início da vazão e a ignição do arco elétrico ( protegendo o eletrodo na abertura do arco elétrico ), o pós fluxo quedetermina o intervalo de tempo entre a extinção do arco e o fim da vazão de gás (protegendo a poça de fusão e o eletrodo, ainda quentes, da oxidação no final da operação de soldagem) e a intensidade da corrente de alta frequência (utilizada para ignitar o arco elétrico e estabilizar o arco com corrente alternada).

OS GASES DE PROTEÇÃO

Os gases de proteção utilizados no processo TIG tem a função de formar e estabilizar o arco elétrico, proteger a poça de fusão dos contaminantes atmosféricos e o eletrodo de tungstênio da oxidação (o eletrodo se oxidado perdea sua propriedade de alta emissividade eletrônica desestabilizando o arco elétrico).

Os gases utilizados neste processo devem ser inertes, daí a denominação TIG (Tungstênio Inerte Gás). Os mais utilizados são o argônio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com