Tecnologia Em Recursos Humanos
Trabalho Universitário: Tecnologia Em Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrademarcos • 13/5/2014 • 4.005 Palavras (17 Páginas) • 572 Visualizações
1 INTRODUÇÃO... .....................................................................................................................3
2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA ...........................................................................4
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................................7
4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS .................................................................9
5. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ........................................................................11
2 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PESQUISADA.......................................................15
3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE A VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DO SGA..........................................................................................................................19
4 CONCLUSÃO.............................................................................................................22
REFERÊNCIAS.............................................................................................................24
1. INTRODUÇÃO
A preocupação das pessoas para o desenvolvimento sustentável e para a conservação e avanço da qualidade do meio ambiente e da saúde humana é visível e está crescendo de forma cada vez mais veloz. Em diversos países desenvolvidos é corriqueiro nos depararmos com a preferencia com que as pessoas costumam optar por comprar produtos ecologicamente corretos, que tenham uma preocupação com a emissão de poluentes, ou ainda que seja produto de reciclagem.
É possível afirmar que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser implantado em qualquer empresa, desde uma multinacional até em uma empresa de serviços funerários, como é o caso do presente trabalho.
Tendo como base a norma internacionalmente reconhecida como a NBR ISO 14001 que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.
O presente trabalho visa ser uma ferramenta de análise econômica e ambiental para futura proposta de implementação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) em parceria com a Funerária Renascer enfatizando o desenvolvimento sustentável, abrangendo os aspectos ambientai, socioeconômicos e de sustentabilidade em relação às políticas públicas. Propondo posteriormente a implementação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).
2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
De acordo com Tinoco (2004, p.109):
“Gestão ambiental é o sistema que inclui atividades de planejamento, responsabilidades, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental. É o que a empresa faz para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades”.
No Brasil, gera-se 150 toneladas de resíduos urbanos diariamente dos quais estima-se que apenas 2% deste total é reciclado, o agravante é que a falta de conhecimento da população e do interesse de governantes acaba tornando as soluções ainda mais lentas.
Pretende-se ainda com a implantação do SGA na Funerária Renascer fornecer à empresa a facilidade para análise das diferentes etapas que serão sugeridas para este trabalho, através de capacitação e investimentos no capital humano da empresa como, por exemplo; saber diferenciar e gerenciar as fases para a classificação, manuseio, segregação, acondicionamento, coleta e transporte interno dos resíduos. Além, é claro e não menos importante o sequenciamento deste sistema desde sua concepção até o momento em que estes resíduos deixam o interior da Funerária através do transporte dos resíduos e o cuidado com o meio ambiente.
Segundo definição do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em sua resolução Nº 358, de 29 de abril de 2005, os serviços funerários também estão relacionados com a saúde humana. Desta forma podemos dizer que os Serviços Funerários são fontes geradoras de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), os quais até o ano de 1990 não tinha classificação legal, o que ocorreu apenas no ano de 1993.
De acordo com FELIPPE JR. (2005):
O sistema de tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde é definido pela legislação como um conjunto de unidades, técnicas, processos e procedimentos que alterem as características físicas, físico-químicas, químicas ou biológicas dos resíduos e conduzem a minimização do risco à saúde pública e à qualidade do meio ambiente.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O processo de implantação do SGA conta com quatro fases que estão baseadas no que conhecemos com o ciclo do PDCA (planejar, executar, verificar e agir).
Baseados na máxima de que todas as nossas ações geram impactos, positivos e negativos no meio ambiente, podemos dizer que o Sistema de Gestão Ambiental torna-se um processo com foco na resolução, minimização e prevenção dos impactos ambientais.
A implantação de um SGA é considerada uma estratégia para que o empresário identifique oportunidades de melhorias que reduzem os impactos das atividades da empresa sobre meio ambiente. Um gerenciamento ambiental bem executado, diminui consideravelmente os riscos de acidentes ecológicos e melhora a administração de recursos energéticos, materiais e humanos, além de impulsionar a imagem da empresa ante a comunidade, fornecedores, clientes e autoridades, entre outros.
Nicolella (2004), afirma que para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental o primeiro passo deve ser a formalização por parte da direção da empresa, perante sua corporação do desejo da organização adotar um
...