Tecnologias Aplicadas A Educação
Trabalho Escolar: Tecnologias Aplicadas A Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aryanediasss • 21/11/2013 • 1.852 Palavras (8 Páginas) • 528 Visualizações
AULA TEMA 02 – As primeiras experiências educacionais com tecnologias de informação
- Objetivo:
Demonstrar a grande importância que a escola possui, pois é aonde acontecem às primeiras relações fora da família e, nesse processo que marca uma “segunda sociabilidade” .Deixa de ser apenas um campo de troca de conhecimentos e adentra uma esfera emocional, onde permeiam outros tipos de trocas, principalmente as afetivas.
Pode-se afirmar que a escola é o segundo ambiente mais importante na vida social de um ser humano. É lá que, com a ajuda dos educadores e pais, que um sujeito vai se constituindo como ser pensante, questionador. A escola poderá conservar isso, despertando em seus alunos potenciais criativos, curiosidades, talentos ou poderá minimizar todas essas formas de expressão da subjetividade da criança.
O ambiente escolar deixa de ser mero espaço de aprendizagem formal e torna-se palco de frustrações, realizações, encontros, disputas, competitividade e dificuldades de relações interpessoais.
- Tipo do evento e duração:
Reunir alunos e pais em uma exposição, com fotos, artigos, apresentações teatrais. O evento irá durar uma semana, e será implantando no PROJETO PEDAGÓGICO da escola para todo ano, no inicio do ano letivo, para reforçar o papel da escola em nossas vidas.
- Como os representantes das escolas participarão:
Através da organização das exposições, artigos, apresentações teatrais, cada série ficará responsável por uma parte do trabalho. Caberá ao professor organizar a atividade proposta, e formular nos limites dos alunos.
- Como vocês registrarão esse evento.
Faremos os registro através de fotos e publicação no jornal interno da escola para o conhecimento de todos, e reforçar o tema da semana.
AULA TEMA 03 – Softwares educacionais
Tecnologias de comunicação utilizadas no ambiente escolar podem trazer grandes benefícios, se usadas de forma coerente e sempre identificando a sua necessidade e moldando essas ferramentas a elas.
O Ministério da Educação disponibiliza alguns programas que podem ser utilizados na educação, e os utilizando é retratado que são de interessantes, pois o educador pode buscar aquilo que lhe é mais pertinente, e fazer seu uso de forma adequada.
Não se pode deixar de destacar que essas ferramentas não irão diminuir a necessidade do profissional na sala de aula, ele continuará a ser o transmissor do conhecimento, mas sim auxilia-lo a ministrar aulas dinâmicas, interessantes e estimulantes.
Também a necessidade de se destacar que sendo seu uso errado, o profissional perde a credibilidade diante de seus educandos, portanto o mesmo deve ser preparado para lidar com essas tecnologias para que o faça com maestria, e assim se torne um profissional atualizado.
Por fim, é necessário que tudo aquilo que for enriquecer o ambiente escolar seja utilizado, aquele que está inserido na educação deve ser o melhor que puder ser e fazer o uso de tudo que colabore para a conquista desse objetivo.
AULA TEMA 04 – Recursos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem
Para a dinâmica utilizaria o filme "Escritores da Liberdade" que conta a história de uma professora que começa a lecionar em uma turma de alunos problemáticos e tenta ajudá-los, mesmo não contando com a ajuda dos outros professores e da direção da escola.
A professora começou a fazer algumas atividades com que os alunos se identificassem e terem maior interesse pelas aulas. Ela criou um projeto para que seus alunos lessem “O Diário de Anne Frank” e que, após a leitura, fizessem seu próprio diário, contando tudo que quisessem: seus sentimentos, pensamentos, o que já havia se passado na vida deles, o que sonhavam.
Ao ler os diários, reforçou a idéia de não desistir de seus alunos e como a escola não emprestaria nenhum livro a eles, ela arrumou um segundo emprego para comprar os livros e depois um terceiro emprego para pagar as viagens culturais.
Depois que os alunos leram o livro “O Diário de Anne Frank”, ela pediu que eles escrevessem uma carta para a mulher que protegeu Anne Frank.
Os alunos ficaram empolgados e arrecadaram fundos para pagar as despesas da mulher.
Os alunos uniram suas histórias e fizeram um livro.
A professora conseguiu fazer com que eles mudassem e respeitassem todos, independentemente da cor, da pele, da origem étnica ou da religião.
Tal filme irá inspirar os professores a motivar seus alunos a buscar a educação, não somente ficar aguardando algo "pronto".
A professora citada acima demonstra a persistência e amor pelos alunos, algo que para educar deve ser PRIMORDIAL. Tal dinâmica pretende reforçar o papel do docente que é EDUCAR COM AMOR, e ter em vista que a educação é que poderá transformar o mundo que vivemos. Um ponto que me faz refletir também foi o fato da professora procurar conhecer melhor os seus alunos fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios deles para a partir dai tomar iniciativas do que e de como trabalhar com eles. É importante estarmos valorizando estes conhecimentos prévios procurando sempre levantar a auto-estima para que eles se sintam parte da sociedade da qual pertence.
AULA TEMA 05 – Recursos da internet e suas funcionalidades educacionais – 1ª parte
Na elaboração do projeto, os alunos das duas instituições não estarão com uma proximidade adequada, para isso poderá ser utilizada a ferramenta da companhia Google, a Google Groups, que formará uma forma dinâmica de ser relacionar. Nela poderão ser expostas ideias, imagens, também poderão ser esclarecidas dúvidas.
É uma ferramenta interessante pois aproxima a todos, trazendo resultados.
Mas como tudo que é utilizado pelas escolas, é preciso cautela, pois sendo o seu uso feito por muitas pessoas, corre-se o risco de seu uso cair em descrédito tornando o projeto algo negativo. Para que isso não ocorra todos devem estar envolvidos, desde a coordenação das escolas, até professores e em especial alunos, seu uso deve ser feito com ética e bom senso, esclarecendo na sua divulgação que é um
...