TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telefonia

Resenha: Telefonia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Buscar alternativas para fazer a inclusão digital no Brasil tem-se mostrado um desafio a cada dia. E propor soluções nas telecomunicações, que atinjam um percentual de quase cem por cento dessa população, não está mais tão distante. Uma solução pode ser encontrada através do sistema PLC que utiliza a rede de energia elétrica, em baixa ou média tensão, para prover serviços de comunicação de dados, voz e vídeo, em suas diversas aplicações. Para essa tecnologia não necessita de um novo meio físico, a rede elétrica existente em um local residencial e comercial pode ser usada na sua transmissão. Espera-se, com os resultados dos experimentos realizados, que a tecnologia PLC solucione problemas de conectividade em áreas muito afastadas dos centros urbanos, onde a infraestrutura física é precária devido aos custos elevados de implantação para novos cabos, já que com a tecnologia PLC é possível o aproveitamento da rede elétrica já existente.

Observou-se que com o passar do tempo, desenvolvimentos na rede telefônica iriam afetar profundamente os seus usuários. “O esforço continuo e maciço da indústria está trazendo para mais perto o dia em que serviços integrados e multimídia chegarão, finalmente, as nossas casas, sob demanda e a preços razoáveis”. [11]

Com o advento da Internet e seus serviços exigindo soluções de baixo custo, agregado a taxas de transmissões cada vez mais altas, para o usuário final. Muitas empresas de produtos eletro/eletrônicos começaram a investir em modelos de soluções que se utilizam a infraestrutura disponibilizada pelo sistema elétrico. Seja a estrutura da alta ou baixa tensão.

A falta de padronização do sistema PLC, tem propiciado o surgimento de sistemas que até então não conseguem interagir entre si.

Entretanto, isto esses serviços não são para todos já que eles não ocorrem em regiões em que as empresas de telecomunicações e o próprio governo julgam que não proporcione um retorno financeiro que justifique o seu investimento, como as periferias de centros urbanos, comunidades carentes e as zonas com baixa densidade demográfica e baixo índice de linhas telefônicas instaladas por habitante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com