Relatório Econômico do Sistema de Telefonia Móvel
Seminário: Relatório Econômico do Sistema de Telefonia Móvel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adryanamarcosrib • 19/10/2013 • Seminário • 577 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Introdução
A Economia em si é uma ciência que estuda a produção, a circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
Nesta ATPS iremos abordar o Relatório Econômico do Sistema de Telefonia Móvel.
O mercado de telefonia móvel nos últimos anos sofreu um processo de transformação e consolidação no país. Com essas transformações muitas empresas tiveram que se reestruturar e outras empresas surgiram fazendo o mercado de telefonia se fortalecer. A possibilidade de uma comunicação instantânea entre as pessoas e lugares mudaram a forma com sociedade se relaciona.
Dessa forma, espera-se que esse relatório estabeleça uma compreensão coerente do estudo econômico do mercado de telefonia móvel.
‘Desenvolvimento
No mundo atual os movimentos que causam grande impacto sobre as empresas e sociedade é a globalização e a aceleração tecnológica. A forma como as pessoas vem se comunicando veem sofrendo transformações nos últimos anos decorrentes da difusão da telefonia móvel. A possibilidade de uma comunição rápida entre pessoas em lugares distantes mudou a forma da sociedade se relacionar, gerando assim uma alteração nos sistema de valores e mudou o comportamento da população em todo mundo.
O setor de telecomunicações vem passando por transformações que incluem a quebra de monopólio deste setor, a evolução tecnológica, globalização, as mudanças econômicas e as mudanças da sociedade. Esse crescimento ocorre de forma intensa. As empresas de telefonia móvel vêm buscando cada vez mais reestruturação de seus modelos atuais para assim poder beneficiar-se dessas novas oportunidades. As operadoras de telefonia passaram a investir no crescimento deste setor e consolidar a base de assinantes.
Em janeiro de 2007 o mercado brasileiro de passou a ser o primeiro da America Latina ao superar a barreira de 100 milhões de acessos habilitados.
No final de 2012, o Brasil tinha 261,81 milhões de acesso ao serviço móvel tendo registrado 8,08% em relação ao ano anterior de acordo com o gráfico1.
Gráfico 1.
O mercado brasileiro tem crescido nos últimos anos, o que implica no atendimento gradual da demanda da telefonia móvel pela sociedade. Quando essa demanda é atendida é natural que haja uma desaceleração na taxa de crescimento. Aliando a isso, os acontecimentos econômicos do país produz um impacto no crescimento do setor econômico.
A analise da variação percentual do numero total de acesso entre Dez/11 e Dez/12 da uma dimensão do quanto o mercado de telefonia móvel no Brasil amadureceu.
Como vemos no gráfico 2 abaixo a região com baixo índice de penetração do serviço móvel pessoal apresenta em geral variações bem acima da media nacional, uma vez que a disseminação do serviço esbarra ainda em questões geográficas e sociais.
Grafico 2
Observamos na figura abaixo
...